Como as decisões ou comportamentos de uma pessoa podem influenciar as atitudes de outra e vice-versa? Esse é o objeto de estudos da Teoria dos Jogos. Essa área de pesquisa surgiu dentro da matemática e analisa situações em que os participantes estão interligados por suas ações, isto é, o que uma pessoa faz pode mudar completamente o que a outra vai fazer. Seja nos negócios, competições, política, guerras ou até mesmo no dia a dia, a Teoria dos Jogos nos ajuda a entender como as pessoas tomam decisões quando seus interesses se cruzam.
E quem pode falar disso é Manoel Galdino Pereira Neto, docente do Departamento de Ciência Política da FFLCH. Manoel é graduado em economia pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) e mestre e doutor em Ciência Política pela FFLCH. Atualmente, é diretor do Laboratório de Ciências Sociais Experimentais e Computacionais (CSEX).
Também atua como pesquisador no Centro de Estudos das Negociações Internacionais (CAENI-USP) e no Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Suas pesquisas se concentram em temas como negociações internacionais, economia política internacional, inferência bayesiana, causalidade, corrupção, transparência e neuropolítica.
Com informações do currículo lattes do pesquisador