Uso da Teoria dos Jogos na Ciência Política é tema do novo episódio do Quem Pode Falar Disso

Manoel Galdino, do Departamento de Ciência Política, explica como este campo de estudos contribui na tomada de decisões em situações de conflito
Por
Renan Braz
Data de Publicação

Como as decisões ou comportamentos de uma pessoa podem influenciar as atitudes de outra e vice-versa? Esse é o objeto de estudos da Teoria dos Jogos. Essa área de pesquisa surgiu dentro da matemática e analisa situações em que os participantes estão interligados por suas ações, isto é, o que uma pessoa faz pode mudar completamente o que a outra vai fazer. Seja nos negócios, competições, política, guerras ou até mesmo no dia a dia, a Teoria dos Jogos nos ajuda a entender como as pessoas tomam decisões quando seus interesses se cruzam.

E quem pode falar disso é Manoel Galdino Pereira Neto, docente do Departamento de Ciência Política da FFLCH. Manoel é graduado em economia pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) e mestre e doutor em Ciência Política pela FFLCH. Atualmente, é diretor do Laboratório de Ciências Sociais Experimentais e Computacionais (CSEX). 

Também atua como pesquisador no Centro de Estudos das Negociações Internacionais (CAENI-USP) e no Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Suas pesquisas se concentram em temas como negociações internacionais, economia política internacional, inferência bayesiana, causalidade, corrupção, transparência e neuropolítica.

Com informações do currículo lattes do pesquisador