No dia 27 de agosto, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP recebeu representantes da Zhejiang International Studies University (ZISU), da China, para uma reunião com o objetivo de renovar o convênio acadêmico entre as duas instituições e discutir novas possibilidades de colaboração.
Um dos pontos de destaque foi a proposta de mobilidade docente de curta duração, que permitirá a troca de professores entre a FFLCH e a ZISU por períodos de três meses. A iniciativa visa aprofundar a cooperação acadêmica e expandir os projetos conjuntos para além do ensino de idiomas, incluindo também outras áreas das Ciências Humanas.
Participaram da reunião o diretor da FFLCH, professor Adrián Fanjul; a representante da Comissão de Cooperação Internacional (CCInt), Vivian de Castro; o professor Antônio Menezes, do Departamento de Letras Orientais; além dos representantes da ZISU como a diretora Li Min, Fan Xinyu (Graduate School), Wang Linpu (School of Education) e Shen Lu (School of European Languages and Cultures).
Durante o encontro, foi destacada a atuação do Centro de Estudos Brasileiros da ZISU, que tem se consolidado como um polo de promoção da cultura e língua portuguesa na China. Segundo a diretora Li Min, o centro busca aprofundar os laços com a FFLCH e articular projetos com os departamentos da Unidade e com o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB).
Vivian de Castro ressaltou a importância de expandir a relação entre as universidades, que até então tinha como foco principal o intercâmbio de alunos “desde 2018, 27 estudantes da ZISU já passaram pela FFLCH”. A nova proposta inclui um plano de trabalho conjunto, com ações coordenadas entre docentes, centros de pesquisa e departamentos, além de apoio institucional e busca por financiamento, como bolsas e outros recursos para a viabilização das mobilidades.
O diretor Adrián Fanjul mencionou a busca por apoio financeiro destinado a docentes estrangeiros e brasileiros, reforçando a intenção de transformar as mobilidades acadêmicas em uma prática contínua e estruturada. Na reunião também foi destacada a importância de programas como o Centro USP China, que atuam como ponte entre as instituições.
Ao final do encontro, Adrián Fanjul e Li Min assinaram oficialmente a renovação do convênio acadêmico, reafirmando o compromisso de cooperação e abrindo caminho para uma nova fase da parceria entre FFLCH e ZISU, com foco na internacionalização do ensino, da pesquisa e da formação de professores e alunos.