Literaturas Negras Insurgentes

Início do evento
Final do evento
E-mail
felipe.honorato@usp.br
Docente responsável pelo evento
Jean Tible
Local do evento
Edifício de Filosofia e Ciências Sociais - Av. Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
105
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

O evento consiste em duas sessões de debates sobre autores e obras da literatura negra brasileira que questionaram a forma de representação da população negra na arte e no debate político.
Programação:

14:00 – 14:20: Abertura - “A importância da representatividade na Universidade de São Paulo”, com Nathália Carneiro (doutoranda em ciência política pela USP e membro do Grupo Interdisciplinar de Raça e Política – GIRA).
14:20 – 15:00 : “Sobrevivendo no Inferno, um clássico da literatura marginal?”, com Anselma Sales ( doutora em letras pela USP e professora universitária).
15:00 – 15:20: abertura para perguntas.

15:20 – 15:40: Intervalo

15:40 – 16:20: “Descolonização do currículo escolar: uma leitura através das obras de Carolina Maria de Jesus”, com Sirlene Barbosa (mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem -PUC-SP, professora da rede municipal paulista e coautora da HQ "Carolina") e João Pinheiro (artista plástico, responsável pelo roteiro e arte da premiada HQ "Carolina").
16:20 – 17:00: "Novas histórias: descobrindo a obra jornalística do abolicionista e republicano Luiz Gama", com Lígia Ferreira (doutora em Estudos portugueses e brasileiros pela Université de Paris III Sorbonne, pós-doutora pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP e docente da área de língua e literatura francesa da UNIFESP).
17:00 – 17:20: abertura para perguntas.

17:20 – 17:35: Encerramento, com Ricardo Turatti (doutor em História pela UNICAMP e membro do Laboratório de Estudos Americanos da UNICAMP).

Imagem