Seminário: “O escritor como historiador de seu tempo”

Início do evento
Final do evento
Início da inscrição
Final da inscrição
E-mail
seminarioposdtllc@gmail.com
Telefone
(11) 3091-0003
Docente responsável pelo evento
Jorge de Almeida
Local do evento
Edifício Prof. Antonio Candido (Letras) - Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
Ver na programação
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

"O escritor como historiador de seu tempo”

Em seu livro Teoria e história da historiografia, escrito durante a Primeira Guerra Mundial, Croce afirmaria que “a verdadeira história é a história contemporânea”; o aparente paradoxo era explicado pelo autor, que ressaltava o interesse presente que fazia com que historiadores se voltassem aos mais variados documentos de diversos tempos passados e suas civilizações. Em 1938, quando Croce continuava sua discussão sobre o “presentismo” da história, o romancista alemão Alfred Döblin, emigrado da Alemanha nazista, publicava na Rússia o ensaio “O romance histórico e nós”, em que afirmava: “todo bom romance é um romance histórico”.

Daqueles tempos de crise do liberalismo, da socialdemocracia e de ascensão do nazifascismo, aos nossos anos de crise do liberalismo, da socialdemocracia e de revitalização do nacionalismo fascista, o 10º Seminário de Pós-Graduação se propõe a pensar as relações entre literatura e história a partir do tema: O escritor como historiador do presente.

Programação:

Segunda-feira – 04 de novembro de 2019

Abertura (10h - 11h) - sala 107
Prof. Dr. Julio Pimentel Pinto

Literatura de Língua Inglesa (14h - 15h30) - sala 107
Mediação: Profa. Dra.Sandra Guardini Vasconcelos
A transitoriedade do século XVIII em “Evelina”, de Frances Burney- Beatriz Rodrigues Ramos
Nosso dia tempestuoso: política e história em “Soneto: Inglaterra 1819”, de Percy Shelley - Daniel Lago Monteiro
A lição do Mestre: cinismo e crítica no projeto novelístico de Henry James - Gabriel Gimenes de Godoy

História e Crítica Literária (15h45 - 17h15) - sala 107
Mediação: Prof. Dr. Edu Teruki Otsuka
Caminho crítico: os artigos de Antonio Candido em Clima, Folha da Manhã e Diário de S. Paulo - Daniel Arantes
Relendo “Literatura e Subdesenvolvimento”, de Antonio Candido - Gabriel Cordeiro Lima
Oswald, Bachofen, Benjamin: crítica modernista da Modernidade - Tomaz Amorim

Debates Machadianos (17h30 - 19h) - sala 107
Mediação: Prof. Dr. Hélio Seixas Guimarães
Esaú e Jacob: as aventuras do dinheiro na transição do Império à República - Claudio R. Duarte
Sombras e fantasias audiovisuais: comparação Dostoievski-Machado de Assis - Gabriel Correa
Esboços sobre a atualidade de Machado de Assis - João Oliveira Pace

Entre a literatura e a história: uma homenagem a Alfredo Bosi
(19h30 - 21h) - sala 266
Apresentação de Marcus Mazzari e Alcides Villaça

Terça-feira – 05 de novembro de 2019

Poesia Brasileira e Resistência (10h - 11h30) - sala 266
Mediação: Prof. Dr. Julio Augusto Xavier Galharte
Homens de venda - uma leitura de “Diamundo: 24 h de Informação na Vida do Jornaledor”, de Carlos Drummond de Andrade - Fátima Ghazzaoui
Drummond contra a máquina de habitar - Leonardo Paiva Fernandes
A poesia às vésperas do pânico - Paulo Rogério Ferraz
Realismo e poesia pura: o deserto em A educação pela pedra - Renan Nuernberger

Identidade e Ideologia na América Latina (14h - 15h30) - sala 107
Mediação: Profa. Dra.Ana Cecilia Arias Olmos
Um artista delirante: leitura de Quatro-olhos, de Renato Pompeu - Carlos Moacir Vedovato
Nada de romances, nada de desculpas: narrativa e testemunho no contemporâneo - Isabela Cordeiro Lopes
A ditadura uruguaia na narrativa marginal de “Las arañas de Marte” - Ivan Hegenberger
Reflexo de um horizonte reprimido: a memória, o desejo e o real em Estorvo, de Chico Buarque - João Vitor Alencar

Literatura e Outras Artes (15h45 - 17h15) - sala 107
Mediação: Profa. Dra.Betina Bischof
Ficção e verdade em O museu da inocência e no Museu Sighet - Ana Luiza Rocha do Valle
As sublimes ruínas do futuro - Diderot diante de Hubert Robert - Daniel Santos Garroux
O que resta da dança quando a dança termina – repercussões da dança em tempos e corpos através da memória e da palavra - Isabel Ramos Monteiro
Onde estará Vivian Maier: autorretrato fotográfico entre documento e ficção - Julia Pasinato Izumino

Poesia Contemporânea em Debate (17h30 - 19h) - sala 266
Mediação: Profa. Dra.Viviana Bosi
O poeta empalhado, o tatuador de paraplégicos e a funcionária queimada como agentes corpóreos do caos na poesia de Fabio Weintraub - Lucas Limberti
Voz e originalidade na poesia de Paulo Henriques Britto - Miguel Vieira
Mirta Rosenberg e o ritmo da individuação - Sheyla Miranda

Evento “Voz do escritor” (19h15 - 20h15) - auditório Nicolau Sevcenko
Com Michel Laub e Noemi Jaffe

Quarta-feira – 06 de novembro de 2019

Narrativa e História (10h - 11h30) - sala 266
Mediação: Prof. Dr. Marcos Roberto Flamínio Peres
A histeria histórica de A carne, romance naturalista - Gabriel Queiroz Guimarães Hernandes
História, crise e sacrifício em “O Uraguai”, de Basílio da Gama - Lucas Matteocci Lopes
Entre a bênção de um bobo e as águas de Tamandaré: mito e história, em Alexandre Herculano e José de Alencar - Marcos Lemos
O romance urbano de Alencar e seu tempo - Ricardo Russano

Literatura e Sociedade I (14h - 15h30) - sala 107
Mediação: Profa. Dra. Ivoné Daré Rabello
Desencanto e utopia em Quarup, de Antonio Callado - Adeline Vassaitis
Vou lhe chatear: engajamento estético-intelectual na poética de Roberto Schwarz - Cesar Marins
Paranoia objetiva e anomia social na obra romanesca de Chico Buarque - Matheus Tomaz
Um discípulo do bruxo: expedientes machadianos em “Três mulheres de três PPPês”, de Paulo Emílio - Thiago dos Santos Martiniuk

Literatura e Sociedade II (15h45 - 17h15) - sala 107
Mediação: Prof. Dr. Jaime Ginzburg
As relações patriarcais no Brasil do século XIX, em Lucas Procópio, de Autran Dourado - Cristiane Barnabé Segalla
Do açúcar ao sal: Fogo morto e a quebra da harmonia freyriana - Juliana Cunha
Progresso e catástrofe: uma leitura do romance Essa terra no encalço da tragédia - Renata Santos Rente
Um turista aprendiz no Ceará: literatura de viagem e história local - Rodrigo de Albuquerque Marques

Literatura e Sociedade III (17h30 - 19h00) - sala 266
Mediação: Profa. Dra. Ligia Fonseca Ferreira
Os ecos da negra Fulô: a reconfiguração das relações étnico-raciais em três traduções italianas do poema de Jorge de Lima - Daniel Souza Silva
Desde o diário íntimo e uma “história real”, o negro drama: aproximações entre Lima Barreto e Racionais MCs - Fernanda Silva e Sousa
Tentativa de identificação da matéria periférica - Leandro Nascimento

Conferência (19h15 - 20h15) - sala 266
Ligia Fonseca Ferreira

Quinta-feira – 07 de novembro de 2019

Biografias, autobiografias e outras escritas de si (10h - 11h30) - sala 262
Mediação: Prof. Dr. Marcelo Pen Parreira
Treino para olhos e mãos: Adeline Virginia Stephen, o diário de 1903 e a representação da sociedade - Mayara dos Santos Freitas
O ruído do tempo - Miriam Gado Fernandes Costa
Cenas da África do Sul na Trilogia Autobiográfica de J.M. Coetzee - Talita Mochiute Cruz
Alter-retrato de mim, uma leitura de Dora Bruder, de Patrick Modiano - Wilker Sousa

Gênero e outras questões (10h - 11h30) - - sala 261
Mediação: Prof. Dr. Marcos Piason Natali
A vestimenta como expressão do gênero em Torikaebaya Monogatari - Adriane Carvalho Torquato
Emily L de Marguerite Duras: um romance e a fluidez de contornos - Maria Cristina Vianna Kuntz
Medir os silêncios, habitar os ruídos - Roger Farias de Melo
As relações perigosas, romance revolucionário? - Thais Chauvel

Conto e Crônica (14h - 15h30) - sala 102
Mediação: Prof. Dr. Ariovaldo José Vidal
Rubem Braga: a crônica de um país que podia ter sido - André Kameda
As contradições de forma no conto romântico brasileiro - Sidnei Xavier dos Santos
Uma leitura da crônica “Enfermeirinhas espertas”, escrita por Tereza Quadros, máscara de Clarice Lispector: aspectos do arcaico e do moderno nas relações trabalhistas da década de 1950 - Tânia Sandroni

Percepções históricas no teatro alemão (14h - 15h30) - sala 261
Mediação: Prof. Dr. Tércio Redondo
Timochenco Wehbi: teórico, dramaturgo e encenador - Marta Olivia Bem de Medeiros
Antígona em dois tempos: Sófocles e Brecht - Matheus Cosmo
Maria Stuart: o histórico e o político no teatro de Schiller - Sylvia Tamie Anan

Trauma e violência: a experiência do Holocausto na literatura (15h45 - 17h15) - sala 102
Mediação: Prof. Dr. Helmut Galle
É isto um homem novo? - Adilson Fernando Franzin
Primo Levi e Carolina Maria de Jesus: diálogos inusitados - Luciane Bonace Lopes Fernandes

Teatro e cinema políticos (15h45 - 17h15) - sala 261
Mediação: Prof. Dr. Fábio de Souza Andrade
Pode ser a Gota d`água: o político na obra de Chico Buarque de Holanda e Paulo Pontes - Alexandre Solano
Da página ao palco: os cadernos de direção de Samuel Beckett para sua encenação de Dias felizes - Felipe de Souza
O progresso na forma dramática em crise: apontamentos para uma análise de John Gabriel Borkman, de Ibsen - Guilherme Caliendo Marchesan
Os inconfidentes (1972) no palco épico : tempo histórico em transe - Ranny Cabrera

Literatura e formação do indivíduo (17h30 -19h) - sala 102
Mediação: Prof. Dr. Samuel Titan Jr.
A viagem-travessia de Riobaldo: um herói problemático do sertão - Aryanna Oliveira
A construção do outro em Memórias do subsolo - Davi Lopes Villaça
Vagalumes no sertão: Um estudo das personagens infantis de Guimarães Rosa e
Graciliano Ramos - Renata del Moro
Bildungsroman e percepção histórica em Infância, de Graciliano Ramos, e Boyhood, de J. M. Coetzee - Wesley Moreira de Andrade

Literatura nas Trincheiras (17h30 - 19h) - sala 261
Mediação: Profa. Dra. Laura Janina Hosiasson
Entre os atos: a representação da guerra no último romance de Virginia Woolf - Carla Lento Faria
Arthur Schnitzler e a queda do Império Austro-Húngaro - Lucas Fernando Oliveira
A lírica moderna segundo Gottfried Benn - Priscila Casagrande Salomão

Conferência (19h15 - 20h15) - sala 261
Prof. Dr. Márcio Seligmann-Silva

Sexta-feira – 08 de novembro de 2019

Romance Contemporâneo (10h - 11h30) - sala 261
Mediação: Prof. Dr. Adriano Schwartz
Clareza e obscuridade na obra de Elena Ferrante – Fabiane Secches
Marias, Madalenas e Macabéas nas margens da memória de um país - Fernanda Nali de Aquino
Chico Buarque como historiador de seu tempo - Mayara de Andrade Calqui

Encerramento (14h - 15h) - sala 102
Bate-papo com Rubens Figueiredo e Viviana Bosi

Imagem