Livro de Grupo de Geografia reflete os impactos da Covid-19 no cenário urbano

A obra tem a participação de quatro docentes da FFLCH e de uma doutoranda, além de alguns ex-alunos da graduação e pós-graduação da Geografia e que hoje lecionam em outras universidades

Por
Eliete Viana
Data de Publicação

 

Diversas pesquisas vêm sendo realizadas sobre o novo coronavírus (Covid-19), principalmente desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou como pandemia e começaram a recomendação de distanciamento e isolamento social. Na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, muitas iniciativas têm sido feitas e uma delas é a publicação do livro Covid-19 e a crise urbana, Editora FFLCH, organizado pelo Grupo de Geografia Urbana Crítica Radical (GESP), ligado ao Departamento de Geografia da Unidade.

Capa livro Covid-19 e a crise urbanaA publicação tem 12 autores, entre eles há a participação de quatro docentes da FFLCH: César Ricardo Simoni Santos, Gloria da Anunciação Alves, Isabel Aparecida Pinto Alvarez e Ana Fani Alessandri Carlos – que organizou a edição –, e de uma doutoranda do programa de Pós-Graduação em Geografia Humana Elisa Favaro Verdi. Além de alguns ex-alunos da graduação e pós-graduação da Geografia da FFLCH e que hoje lecionam em outras universidades, por exemplo.

“Realizado no “calor do momento” sobre um tema candente que nos aflige a todos, o livro traz, todavia, um debate conceitual sobre a compreensão da cidade e do urbano em crise, no Brasil”, comenta a organizadora da obra, Ana Fani Alessandri Carlos.

Através de um olhar geográfico, o livro dá centralidade ao fato de que vivemos numa sociedade urbana e mundializada, campo fértil para a propagação do vírus em boa parte do planeta.

Segundo a organizadora, no caso brasileiro a epidemia vem agravar uma crise urbana vivida em sua radicalidade: a concentração de renda que acompanha a história brasileira se vê agravada pelo modelo neoliberal de desenvolvimento que tem rebatimento direto no modo como essa concentração hierarquiza a sociedade no espaço produzindo a cidade segregada (social e espacialmente), o que implicará no modo diferenciado como a pandemia vai se concretizar e evoluir atingindo diferencialmente a sociedade.

Contribuição da obra  

Na introdução há uma pergunta: “Em meio a tantas publicações, por que mais um livro?”, que logo em seguida é respondida com três motivos. O primeiro é porque cabe à ciência explicar a realidade e este é um dos sentidos da universidade, através da construção de um conhecimento sintetizado teoricamente sobre a realidade que vivemos. 

O segundo se deve ao fato que a pandemia explicada pela ciência como totalidade não dá conta de se aprofundar em todas as áreas envolvidas na questão, por isso é necessário unir as visões e contribuições de várias disciplinas. E o terceiro motivo é porque a pandemia se esclarece e ganha vulto na sociedade urbana em um espaço mundializado – tema de investigação da Geografia, e o foco desta obra. 

“Desvendar o mundo em que vivemos iluminando as contradições que embasam os conflitos e as condições sociais que impedem a realização do humano é o sentido do trabalho acadêmico”, é destacado pela organizadora. 

Nos textos são abordadas questões mais pessoais como a pandemia alterou o cotidiano das pessoas, o uso de máscara, até mais gerais como a escolha entre a preservação da vida e a economia, o funcionamento do comércio e os orçamentos existentes para o combate à Covid-19; os pobres e os seus direitos, como a proteção social, as desigualdades sociais, a precarização da vida e redes de solidariedade.

A obra é dedicada às reflexões que o Grupo de Estudos conseguiu produzir para dar início à compreensão de um período crítico da realidade atual mundializada, que vem na esteira da extensão global da difusão de um vírus com alto grau de letalidade e que encontra um sistema de saúde sucateado pelas políticas neoliberais. A constatação da imensa defasagem entre o número de infectados e a capacidade de atendimento nas redes hospitalares e ambulatoriais em todos os cantos do mundo vai escancarando essa estratégia.

O livro Covid-19 e a crise urbana está disponível gratuitamente e na íntegra pelo Portal de Livros da USP e, desde a inclusão no portal até a data de publicação deste texto, já teve cerca de 700 downloads.