Chamada de trabalhos para o vol. 6 da GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia

Início do evento
E-mail
revistagis@usp.br
Docente responsável pelo evento
Sylvia Caiuby Novaes
Local do evento
Outro local
Auditório / Sala / Outro local
Online (http://www.revistas.usp.br/gis/)
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

CHAMADA DE TRABALHOS, vol. 6

A GIS – Gesto, Imagem, Som – Revista de Antropologia é uma revista acadêmica que engloba os campos da antropologia visual, da música e do som, da performance, do teatro e da arte. O volume 6 será publicado em 2021.

A GIS nas suas seções Artigos, TER (Traduções, Entrevistas e Resenhas) e GIS (Gestos, Imagens e Sons) recebe artigos, traduções, entrevistas, resenhas, produções que englobem ensaios e obras literárias (contos, poemas, textos performáticos), bem como toda e qualquer produção que conjugue escrita textual e conteúdos fotográficos, sonoros e/ou audiovisuais. A revista é um espaço de experimentação com diversas linguagens. Incentivamos formas não convencionais de explorar a imaginação etnográfica.

O prazo para submissões ao volume 6, que contará também com o Dossiê Musicar Local, é 04 de outubro de 2020.

Sobre o Dossiê Musicar Local:
A noção de musicar local tem recebido atenção no campo da etnomusicologia. Nos últimos anos, uma série de iniciativas (congressos, projetos de pesquisa, livros, dossiês etc.) foram realizadas no sentido de operacionalizar esse conceito para o estudo de saberes e práticas musicais. Essa expressão une o conceito de musicar - traduzido de musicking de Christopher Small - com a noção de localidade, pensada amplamente tanto a partir das considerações de Arjun Appadurai quanto de Ruth Finnegan. Musicar é utilizado para se referir a qualquer forma de engajamento com a música, aí incluídas não apenas seus aspectos formais, mas igualmente performances, discussões sobre música e som, fruição musical etc. Ao qualificar o musicar como local, marca-se que fazeres musicais constroem localidade e são por ela construídos. Esse dossiê busca reunir contribuições (artigos, ensaios áudio/visuais, resenhas, entrevistas, traduções) que trabalham com a noção de musicar local e suas interfaces, discutindo sejam casos etnográficos específicos a partir dos quais essa noção ganha luz, sejam discussões teóricas a partir dos conceitos elencados.

Dúvidas podem ser encaminhadas para revistagis@usp.br.

Conheça os volumes anteriores da GIS em www.revistas.usp.br/gis

Imagem
Chamada para o Volume 6 da GIS e Dossiê Musicar Local
Call for papers - GIS, v. 6