Professor de Geografia assume gestão do Engenho São Jorge dos Erasmos

Yuri Tavares Rocha, que também é presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH, assumiu como diretor do órgão em 7 de março deste ano

Por
Eliete Viana
Data de Publicação

*Matéria atualizada em 25/04/2022, às 19h30
 

professor Yuri Tavares Rocha
Professor Yuri Tavares Rocha - Foto: Acervo Pessoal 


O professor do Departamento de Geografia Yuri Tavares Rocha, e atual presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEX) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, há cerca de quatro anos, é o novo diretor do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos. Ele está na direção do órgão desde 7 de março deste ano. 

Rocha tem graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz (Esalq) da US, mestrado e doutorado em Geografia Física, ambos pela FFLCH-USP. Realizou dois pós-doutorados: na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e na Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha. 

O professor do Departamento de Geografia também leciona disciplinas pelo Departamento de Engenharia de Minas da Escola Politécnica (Poli) para o curso de graduação em Engenharia de Petróleo, no campus da USP em Santos. 

Ele atua principalmente nos seguintes temas: Biogeografia, Fitogeografia, Paisagem, Geografia Física, Conservação da Natureza e Planejamento Ambiental. É membro da International Biogeography Society (IBS), autor de mais de 140 publicações (entre artigos completos publicados em periódicos científicos, capítulos de livros publicados e trabalhos publicados em anais de eventos) e orientou mais de 60 trabalhos acadêmicos (entre teses de doutorado, dissertações de mestrado e monografias de conclusão de curso). Parecerista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e de alguns periódicos científicos. 
 

bibliotecária Olga - vice-diretora Engenho - Acervo Pessoal
Bibliotecária Olga Maurício Mendonça - Foto: Acervo Pessoal 

A gestão do Engenho será compartilhada com a vice-diretora Olga Maurício Mendonça, recém designada para a função, que é bibliotecária da Biblioteca da Engenharia de Petróleo da Poli, em Santos.

Ela tem graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e especialização em Gestão de Processos Comunicacionais pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. 

Na última quarta-feira, dia 20, a vice-diretora fez sua primeira visita oficial ao Engenho e participou de reuniões com a equipe.

Engenho

O Engenho é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, situado na divisa entre os municípios de Santos e São Vicente, no estado de São Paulo. Com a fundação da Vila de São Vicente, em 1532, Martim Afonso estimulou a produção de açúcar na região, como forma de fixar portugueses no território. Dentre as unidades produtoras de açúcar, destacou-se o outrora denominado Engenho do Governador, posteriormente “dos Erasmos”, quando adquirido pela família de Erasmo Schetz de Antuérpia. É a mais antiga evidência física preservada da colonização portuguesa em território brasileiro e sua data de construção remonta a 1534. 

Os remanescentes do Engenho do Governador, erguido por Martim Afonso de Sousa, foram doados à USP em 1958, sendo tombados como Monumento Nacional, pelo IPHAN, em 1963, e posteriormente pelo CONDEPHAAT e pelo CONDEPASA. 

Desde 2004, desenvolve programas educacionais que buscam viabilizar o conhecimento a partir da interdisciplinaridade, em vista do contexto histórico, geográfico, arqueológico, arquitetônico, social e ambiental em que as Ruínas estão inseridas. Em 2009, foi inaugurado o edifício da Base, com anfiteatro, área expositiva, salas de aula e de pesquisa, biblioteca e dependências administrativas. 

O local é um sitio arqueológico e parque natural, abertos a visitações e investigações científicas, amplo programa educativo, com visitas monitoradas gratuitas voltadas a diversos públicos e calendário de eventos educativo-culturais gratuitos para todas as idades. 

Conheça mais sobre o Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos pelo site, no qual tem as dez razões para visitar o Engenho dos Erasmos.
 

ruínas
Sítio arqueológico do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos - Foto: Divulgação


Ex-dirigentes oriundos da FFLCH

Outros docentes da Faculdade já foram dirigentes deste órgão da PRCEU. A professora Vera Lucia Amaral Ferlini, do Departamento de História, foi diretora do órgão de março de 2010 a março de 2018. E o professor Anselmo Alfredo, do Departamento de Geografia, foi vice-diretor de maço de 2009 a março de 2012.