Prolam outorga título de Professor Emérito a dois docentes da FFLCH

Amália Inés Geraiges de Lemos e Sedi Hirano, respectivamente do Departamento de Geografia e de Sociologia, receberam a homenagem no dia 27 de maio

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Eliete Viana
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Na primeira foto, o professor do Departamento de Geografia da FFLCH Júlio César Suzuki, que é o coordenador do Prolam; e, na segunda, os docentes que receberam o título de Professor Emérito - Fotos: Prolam



Sete docentes fundadores do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da USP receberam o título de Professor Emérito do Programa em cerimônia realizada na noite do dia 27 de maio, no Auditório Lupe Cotrim da Escola de Comunicações e Artes (ECA), na Cidade Universitária. Destaque para dois da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH): Amália Inés Geraiges de Lemos e Sedi Hirano, respectivamente do Departamento de Geografia e de Sociologia.

Os outros cinco docentes são: Afrânio Mendes Catani, da Faculdade de Educação; Cremilda Medina, Dilma de Melo Silva e Lisbeth Rebollo Gonçalves, as três da ECA; e Maria Cristina Cacciamali, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA).

“Os sete mestres homenageados expressam a dedicação, a força, a competência e a determinação de jovens docentes da USP que, envolvidos no convite e no sonho de compreender a América Latina, sob a perspectiva do estudo comparado e da integração regional, solidificaram um programa de pós-graduação de significado internacional com forte preocupação social, política e cultural. Depois dos mais de 30 anos de atuação, extremamente consolidados em suas trajetórias, esses docentes servem de exemplo e de inspiração para a construção do Prolam dos nossos sonhos”, comentou o coordenador do Prolam, Júlio César Suzuki, que também é professor do Departamento de Geografia da FFLCH, em declaração ao Jornal da USP.

 

Amália Inés Geraiges de Lemos
 A professora Amália Inés Geraiges de Lemos (a segunda da esq. p/ dir.) entre familiares - Foto: Prolam 


Amália Inés Geraiges de Lemos

A professora do Departamento de Geografia Amália Inés Geraiges de Lemos participou das primeiras reuniões para instalação do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina e desde o início das atividades do programa nunca ficou um semestre sem dar aulas, contou Amália, em matéria do Jornal da USP.

Nascida na Argentina, Amália é formada na Universidade Nacional de Cuyo, em Mendoza, na Argentina, e ganhou uma bolsa para estudar Geografia Urbana na FFLCH. Em 1972, concluiu o mestrado e no mesmo ano prestou concurso e ingressou como professora assistente do curso de Geografia da FFLCH da USP.

Em 1987, participou do 1º Encontro de Geógrafos da América Latina, que acontece a cada dois anos, alternando países entre os hemisférios Norte e Sul, e do qual ainda participa. Em 2015, ganhou o Prêmio Milton Santos por sua dedicação à geografia latino-americana. 

 

Professor Sedi Hirano na cerimônia de outorga do título de Professor Emérito do Prolam - Foto: Prolam
Sedi Hirano (à esq.) na cerimônia de outorga do título de Professor Emérito do Prolam - Foto: Prolam


Sedi Hirano 

O título de Professor Emérito do Prolam não é o primeiro desta categoria que foi outorgado ao docente do Departamento de Sociologia Sedi Hirano. Em 2010, ele recebeu o título de Professor Emérito da FFLCH, Unidade na qual ele foi diretor também.

Além disso, Hirano recebeu a comenda Ordem do Sol Nascente com Raios de Ouro e Laço do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, em nome do imperador japonês, uma relevante homenagem pela sua atuação acadêmica e científica entre universidades japonesas e do Brasil. 

Veja mais sobre a carreira de Sedi Hirano na página da Galeria de Professores Eméritos da FFLCH

História

O Prolam iniciou suas atividades de ensino e pesquisa em 1989, ligado diretamente à Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP. Desde 2015, está vinculado à ECA. “A missão do Prolam é produzir conhecimento sobre a realidade latino-americana sob as dimensões social, econômica, política, educacional e cultural por meio de metodologia comparada aplicada a, pelo menos, dois países da América Latina ou sobre uma temática comum aos países da região”, de acordo com o site do Prolam.

É o primeiro programa de pós-graduação interdisciplinar do Brasil, tendo formado 519 pesquisadores, 368 mestres e 151 doutores. Dos mais de 30 docentes vinculados ao Prolam, sete são oriundos da FFLCH.


Com informações do Jornal da USP