Livro faz uma reflexão entre o pensamento de Habermas, a Geografia e as Relações Internacionais

A autora, Iole Ilíada Lopes, elabora sua argumentação com base nas teorias defendidas por Jürgen Habermas

Por
Nilda Pais
Data de Publicação
Editoria

Foi lançado recentemente o livro Território, o Direito e os Estados Pós-Nacionais: um diálogo crítico entre Habermas, a Geografia e as Relações Internacionais (Editora Dialética 268 pág., R$ 69,90), resultado da tese de doutorado em Geografia Humana de Iole Ilíada Lopes, defendida na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP em 2005.

O projeto da publicação da tese, recomendada pela Banca por ocasião da defesa, só ganhou concretude 17 anos depois, estimulado em parte por um cenário geopolítico internacional que parece exigir cada vez mais a reflexão e o debate.

Investigando as obras de Jürgen Habermas, influente sociólogo do pós-guerra, a tese agora convertida em livro busca questionar em que medida o autor alemão, um crítico da pós-modernidade, se deixou seduzir pelas teorias que na passagem do século XIX para o século XX anunciaram o fim do Estado nacional. A autora apoia sua argumentação na importância do território, tomado na obra não só como categoria abstrata, mas também como materialidade concreta que fundamenta a ordem política internacional, na medida em que nele se ancoram as noções de jurisdição e soberania.

O livro pode ser adquirido no site da Editora Dialética

Com informações da Editora Dialética e do Departamento de Geografia