Livro aborda as histórias do português brasileiro

A obra, que tem organização de docente da FFLCH, está disponível gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria

Livro Histórias do Português Brasileiro
A capa do livro é uma carta de Antonio da Silva Prado (conhecido pela denominação de conselheiro antes do seu nome) para Washington Luís, 1909 (que viria a ser presidente do Brasil de 15/11/1926 a 24/10/1930) - Fundo Washington Luís, notação: 105.1.48.65, Arquivo Público do Estado de São Paulo


No mês de agosto, foi lançado o livro Histórias do Português Brasileiro, que tem a organização do professor Marcelo Módolo, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e de Hélcius Batista Pereira, da Universidade Estadual de Maringá. 

A obra apresenta 14 capítulos inéditos, nos quais são discutidas diferentes materializações do fenômeno linguístico por meio de análises diversas. Os organizadores dividiram a apresentação desses textos em três grandes blocos: Análises Sociolinguísticas do Português, Análises Gramaticais do Português e, finalmente, Estudos Filológicos do Português.

São abordadas questões como o uso do variável de você e cê na cidade de Goiás, a percepção dos pronomes de tratamento atribuídos em escala familiar em São Paulo; Uma descrição funcional da voz passiva em cartas antigas do português; e o lugar da vírgula em um manuscrito setecentista. 

Na apresentação do livro, os organizadores destacam que "Esses trabalhos apontam para diferentes vertentes do pensamento acerca da linguagem e dialogam com materiais já publicados pelos próprios autores. Reiteram, assim, o compromisso com a diversidade e a qualidade do pensamento acadêmico em nossos campos de estudo, sendo, portanto, índices de caminhos já trilhados e, ao mesmo tempo, potencialmente produtivos para o desenvolvimento de investigações que contribuam para a construção de um pensamento, em todos os sentidos, inovador e revigorante".

E o professor Módolo acrescenta: "Temos bons trabalhos sobre a socio-história do Português Brasileiro e filologia (edição de texto)", o qual tem atuado nas áreas de morfossintaxe do português de uma perspectiva cognitivo-funcionalista, filologia (crítica textual) de manuscritos modernos e divulgação científica.

Entre os autores dos capítulos estão docentes, pós-graduandos e pessoas com formação acadêmica pelas seguintes instituições de Ensino Superior: Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); e também da FFLCH-USP.

O livro está disponível gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP.