Livro aborda culto ao deus africano Exu no Brasil

A obra compila 183 mitos em textos acadêmicos e de divulgação religiosa, além de iconografia, filmografia e musicografia sobre Exu

Por
Nilda Pais
Data de Publicação
Editoria

Em 15 de setembro, às 18 horas, ocorrerá o lançamento do livro Exu: Um Deus Afro-atlântico (Edusp, 672 páginas, R$ 146,00), do professor Vagner Gonçalves da Silva, do Departamento de Antropologia, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. A sessão de autógrafos será no Centro Maria Antonia da USP, Edifício Rui Barbosa, Rua Maria Antonia, 294, 3º andar.

Exu é o deus africano mais saudado no mundo afro-atlântico. Seu culto, entretanto, não é homogêneo. Resulta de um longo processo histórico de conflitos, trocas, diálogos, negociações, imposições e resistências entre diversos sistemas cosmológicos que entraram em contato na confluência das culturas africanas, europeias e americanas.

O livro se propõe fornecer alguns pontos de vista por meio dos quais seu culto no Brasil pode ser caracterizado, em especial no candomblé e na umbanda, as duas denominações mais conhecidas entre as religiões de origem africana, e analisar sua apropriação pelas denominações cristãs - primeiro pelo catolicismo e, mais recentemente, pelo neopentecostalismo. A obra conta ainda com a mitologia afro-atlântica de Exu, na qual são compilados 183 mitos dessa divindade, identificados em textos acadêmicos e de divulgação religiosa, além de três anexos que trazem a iconografia, filmografia e musicografia de Exu.

O autor, Vagner Gonçalves da Silva é professor associado e pesquisador do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (USP), tem pós-doutorado pela Harvard University e também pela City University of New York, desenvolvendo pesquisas sobre as populações afro-brasileiras, com foco em temas como religiosidade, relações entre religião e cultura brasileira, artes afro-brasileiras e representação etnográfica. É ainda coordenador do Centro de Estudos de Religiosidades Contemporâneas e das Culturas Negras (CERNe). 

O livro pode será adquirido no site da Editora da USP.

Com informações da Editora da USP