Coletânea proporciona uma viagem crítica da nossa história literária

Os organizadores Marcelo Lachat e Jean Pierre Chauvin apresentam textos sobre importantes gêneros que circularam na Terra do Brasil entre os séculos 16 e 18

Por
Nilda Pais
Data de Publicação
Editoria

Hoje, 21 de setembro, das 18 às 19h30, ocorrerá o lançamento da coletânea As Letras na Terra do Brasil: Séculos XVI a XVIII - uma introdução (Ateliê Editorial, 440 páginas, R$ 59,80), na sala nº 102 do prédio de Letras, Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, São Paulo. O evento terá sessão de autógrafos  com a presença do professor João Adolfo Hansen.

Com o sugestivo nome, os organizadores Marcelo Lachat e Jean Pierre Chauvin, ambos pesquisadores da FFLCH em Literatura Portuguesa, compõem esta obra em onze partes, com textos sobre importantes gêneros letrados que circularam na Terra do Brasil entre os séculos 16 e 18.

Neste volume, um olhar renovado sobre as práticas letradas do vasto território que viria a ser o Brasil ilumina um instigante panorama. Os ensaios sobre os diferentes gêneros de escrita então praticados, antes do estabelecimento do que hoje nomeamos literatura, põem em relevo a diversidade e a transnacionalidade das letras luso-brasileiras. Com eles embarcamos numa jornada completa pelo mundo da cultura letrada e numa revisão crítica da história literária.

Além da épica, da lírica e da sátira, são estudados o gênero histórico, a comédia nova, a gramática, as cartas, a oratória sacra, as narrativas alegóricas e a filosofia moral. Um painel vibrante da cultura das Terras do Brasil entre os séculos 16 e 18. A perspectiva atualizada dos estudos aqui reunidos abarca autores conhecidos e menos conhecidos, trazendo-nos José de Anchieta, Bento Teixeira, Antônio Barbosa Bacelar, Soror Violante do Céu, Gervásio das Montanhas, Gregório de Matos, Silva Alvarenga, Manuel Botelho de Oliveira, Pero Vaz de Caminha, Antônio Vieira e Alexandre de Gusmão, entre outros, em discussões aprofundadas a cargo de especialistas. Uma leitura indispensável para aqueles que se interessam pelas letras luso-brasileiras.

Os autores:

Jean Pierre Chauvin é doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada - USP. É docente do curso de Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, onde ministra disciplinas de cultura e literatura brasileira.

Marcelo Lachat é professor e orientador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da FFLCH. Atuando principalmente nos seguintes temas: letras portuguesas e luso-brasileiras dos séculos 16 e 18, retórica, poética, filosofia e história.

O livro pode ser adquirido no site da Ateliê Editorial. Para mais informações, acesse: https://www.fflch.usp.br/37755

Com informações do Centro de Estudos das Literaturas e Cultura de Língua Portuguesa da FFLCH USP.