Monteiro Lobato: Businessman Fracassado?

Início do evento
Final do evento
E-mail
jmilton@usp.br
Docente responsável pelo evento
John Milton, DLM
Local do evento
Outro local
Auditório / Sala / Outro local
Online
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

ENCONTROS COM LOBATO

XVI ENCONTRO

28 de setembro de 2022

14H00 - 16H00 (horário de Brasília)

MONTEIRO LOBATO: BUSINESSMAN FRACASSADO?

Prof. Dr. John Milton (USP e ObLob)

Profa. Dra. Denise Bertolucci (FATEC-Ourinhos e ObLob)

Taís Diniz Martins (ObLob)

Link para assistir à palestra

canal da FFLCH/USP no Youtube

https://youtu.be/tSbwR21SteM

Apontar as incursões de Monteiro Lobato no mundo dos negócios e os resultados que obteve em tais iniciativas tem resultado em uma pesquisa desafiadora, pois, além de fazendeiro, operador de direito, escritor e tradutor, o espírito empreendedor sempre esteve presente ao longo de sua vida, permeando seus investimentos e negócios em diversas áreas e em diferentes momentos. Tendo isso em vista, John Milton, Denise Bertolucci e Taís Diniz Martins apresentarão, sob o título explicitamente inquiridor “MONTEIRO LOBATO: BUSINESSMAN FRACASSADO?”, as principais atividades em que ele investiu seu capital financeiro e social, os sucessivos revezes financeiros que sofreu e o impacto que isso lhe causou. Venha conhecer um pouco mais sobre este aspecto de Lobato!

John Milton é Professor Titular do Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP desde 2012, atuando na área de Estudos da Tradução. Completou sua Livre Docência em 1999. Foi coordenador dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (TRADUSP-FFLCH-USP) de 2002 a 2015. É autor e tradutor de vários títulos. Publicou, em 2019, "Um país se faz com tradutores e traduções: A importância da tradução e da adaptação na obra de Monteiro Lobato" (Editora Martins Fontes – selo Martins). Tem graduação em Literatura Inglesa e Espanhol pela Universidade de Wales (Swansea, 1978); mestrado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC- SP, 1986) e doutorado em Literatura Inglesa pela Universidade de São Paulo (USP-1990). Pesquisa, na área de tradução literária, a sociologia e a história da tradução no Brasil, bem como tradução e adaptação. Coordena o grupo de pesquisa Observatório Lobato e integra a equipe de pesquisa.

Denise Bertolucci é responsável pelas Disciplinas Inglês III e Comunicação e Expressão no curso Gestão Empresarial, modalidade EaD, na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec). Possui Graduação em Letras –Português/Inglês (1985), Mestrado (1992), Doutorado (2005) e Pós-Doutorado (2012) em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

Taís Diniz Martins é graduada em Licenciatura em Letras Português/Inglês, pela FURG – Fundação Universidade do Rio Grande. Integra o Grupo de Pesquisa REGIONEM (UniPinhal), o Grupo de Estudos de Adaptação e Tradução/CAPES/USP e o Observatório Lobato. Faz parte da comissão organizadora dos Encontros com Lobato e Jornadas Monteiro Lobato (2022). Suas áreas de interesse são historiografia das traduções, epistolografia, história da tradução e dos tradutores, com o foco em Monteiro Lobato e tradutores que atravessam sua produção. Tem publicações em antologias de contos e poesias e nos livros da Jornada Monteiro Lobato.

Link para o formulário de presença

https://forms.gle/rh7ULPFXo49asWLV8

O formulário de presença será aberto às 14h e fechado às 16:15h. Os certificados serão enviados aos participantes dentro do prazo de 30 dias.

COMISSÃO ORGANIZADORA DOS ENCONTROS COM LOBATO

Prof. Dr. John Milton – FFLCH-USP e ObLob

Profa. Dra. Vanete Santana-Dezmann – VHS e ObLob

Taís Diniz Martins – ObLob

Profa. Dra. Denise Bertolucci – FATEC-Ourinhos e ObLob

Ana Paula Negrão Ferreira – USP e ObLob

Imagem