Nascimento de José Saramago

Uma das vozes mais importantes do romance europeu contemporâneo, Saramago recebeu o primeiro Nobel de Literatura em língua portuguesa

Por
Alice Elias
Data de Publicação

Nascimento de José Saramago
(Arte: Renan Braz)

 

Em 16 de novembro de 1922, nasceu o célebre escritor português José Saramago. Autor de obras como Ensaio Sobre a Cegueira, O Ano da Morte de Ricardo Reis e Levantado do Chão, ao longo de sua grande carreira literária Saramago explorou a pluralidade da escrita ao publicar prosas de ficção, crônicas, romances e contos.
Uma das vozes mais importantes do romance europeu contemporâneo, recebeu o primeiro e, até então, único Nobel de Literatura para a língua portuguesa. Entre os elementos que caracterizam a escrita de Saramago, destaca-se “seu constante compromisso com o cuidado linguístico ao nível da frase”, segundo José Horácio Costa, professor de Literatura Portuguesa na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Confira a entrevista completa:

Serviço de Comunicação Social: Quem foi José Saramago?

José Horácio Costa: José Saramago foi um grande escritor português do século passado, notabilizado por ter ganho o primeiro Nobel de literatura para a língua portuguesa. Seu maior êxito de público e crítica coincide com o período relativamente tardio no qual produziu uma série de romances, começando com Levantado do Chão (1980), que lhe garantiu o prêmio Cidade de Lisboa quando o escritor já contava com 58 anos, ao qual seguiram Memorial do Convento (1984) e O ano da morte de Ricardo Reis (1986). Os impactos nacional e internacional de tais romances foram enormes e José Saramago foi guindado a uma posição de relevo da prosa de ficção portuguesa. Para lá da qualidade literária desse trio de livros, os mesmos constituíram um fenômeno de venda em português, e em várias línguas. Daí para frente, seu sucesso foi avassalador e o Nobel, em 1998, veio coroar esta carreira, vista como meteórica.

Entretanto, esta impressão é equívoca: Saramago estreou no romance em 1947 com uma obra menor, Terra do Pecado, cuja concepção e desenvolvimento deficientes não indicavam o posterior amadurecimento do autor. No que chamei de seu "período formativo" em minha tese de doutoramento, defendida na Universidade Yale em 1994 ("José Saramago: o período formativo"; editada em livro pela Editora Caminho, Lisboa, 1997, pela Fondo de Cultura Económica, México, 2003, e no Brasil pela Editora Moinhos, Belo Horizonte, 2020), Saramago praticou com diferente habilidade a escrita poética, a dramaturgia e a crônica durante os anos 60 e 70, até regressar à prosa de ficção com Manual de Pintura e Caligrafia em 1976, um relato experimental que se aproxima ao romance, e os contos de Objecto Quase (1978), que já dão mostras de sua proclividade para a narrativa com enredos elaborados.

Portanto, José Saramago tem uma longa carreira literária, que se coagula, por assim dizer, nos romances da década de 80 e prossegue pelas décadas seguintes, dando um exemplo para os leitores da persistência de seu trabalho literário.
 
Serviço de Comunicação Social: Quais elementos caracterizam a escrita de Saramago?

José Horácio Costa: Dependendo do momento de sua longa trajetória, mencionem-se a auto-aprendizagem com o exercício mesmo da escrita, sua frequente inspiração em grandes autores portugueses como Alexandre Herculano, Almeida Garrett e Eça de Queirós, sua incorporação de estilos dominantes do passado da língua conforme o tema de seus romances, a agilidade muitas vezes torrencial de sua escrita com a supressão das notações diacríticas convencionais, que pratica em seus romances a partir de Levantado do Chão, assim como o seu constante compromisso com o cuidado linguístico ao nível da frase.

Serviço de Comunicação Social: Quais foram suas principais contribuições para a Literatura? Em sua análise, como elas repercutem atualmente?

José Horácio Costa: Saramago cresceu e continuará a crescer. É uma das mais importantes vozes do romance europeu contemporâneo. Seu trabalho já virou ópera, cinema, teatro, e constitui-se como referência para a maioria dos escritores mais jovens que se expressam em português e tem excelente recepção entre escritores em todas as partes. Para nós é um privilégio que tenha levado a literatura portuguesa, e por isso as literaturas que em português se escrevem, a uma aceitação que não experimentava há décadas, ou mesmo séculos. Há, nesse sentido, muitos Saramagos por descobrir e por vir.

José Horácio de Almeida Nascimento Costa é professor Livre-Docente na FFLCH, tradutor e poeta com vários livros de criação e crítica literária publicados em diversas línguas. É autor de livros como Ravenalas (2008); Ciclópico Olho (2011); Bernini (2013), Ravenalas y Otros Poemas (Buenos Aires, 2013), 11/12 - Onze Duodécimos (2014), A Hora e Vez de Candy Darling (2016), e Duas ou Três Coisas Airadas (2018). Defendeu tese de doutoramento original sobre José Saramago em 1994 ("José Saramago: O período formativo", publicado em 1997 em Portugal, em tradução ao espanhol, em 2003 no México, e em re-edição de 2020, no Brasil). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, especialmente em poesia e no estudo do cânone poético das línguas portuguesa e espanhola, e em estudos comparativos de Portugal, Brasil e América Hispânica.