Diretoria da FFLCH divulga relatório do primeiro biênio da gestão

Material dá transparência às atividades das Assistências, Comissões Estatutárias, Serviços e Assessorias da Faculdade 

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria

capa relatorio


A atual gestão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, composta pelo diretor Paulo Martins e pela vice-diretora Ana Paula Torres Megiani, completou dois anos no final de setembro deste ano.  

Normalmente, as gestões divulgam suas ações somente após o fim dos mandatos, que no caso da diretoria de uma Unidade de Ensino e Pesquisa da USP é de quatro anos. Mas, a diretoria resolveu fazer um balanço e divulgá-lo em formato de relatório na metade do mandato para, de acordo com o diretor, em seu texto no relatório:

"a)demonstrar o quão complexa é nossa estrutura; b)exercitar plenamente a transparência – tão importante nas “repúblicas democráticas”; c)ser um instrumento para discussão em que não só são franqueadas as críticas, como também as anuências, ambas, absolutamente comuns nos diálogos francos entre colegas", explica o diretor.

Martins ressaltou ainda que o conceito da gestão "de um lado, republicana, significa entender que o departamento tem sua autonomia; e de outro, democrática, significa compreender que a escuta e a fala de todos os membros da comunidade acadêmica estão garantidas e que essa é a única maneira de superar conflitos e divergências, de sintonizar e de sincronizar ações que tenham como objetivo o bem comum".

Em seu texto sobre este primeiro biênio, a vice-diretora fez questão de lembrar e fazer uma correlação do período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), no qual a comunidade universitária teve de se adaptar e realizar as atividades administrativas e de ensino de forma remota, e do início do mandato, que coincidiu com períodos difíceis do isolamento social. 

"A pandemia da Covid-19 nos colocava frente a frente com o desconhecido, pois nada sabíamos a respeito da doença, das formas de contágio e dos efeitos físicos e psíquicos que ela provocava", frisou.

Ana Paula também destacou o aprendizado adquirido até o momento à frente da administração da Faculdade. "Tem sido um grande aprendizado conhecer a FFLCH com suas especificidades, diversidade e multiplicidade. (...) Aprendi, e continuo aprendendo muito. Sinto que sou uma pessoa melhor, pois pude olhar para cada problema, cada dificuldade, com a responsabilidade de quem tem mais de 13 mil pessoas dependendo de minhas decisões e postura no mundo. Tenho esperança de que este novo tempo que se inicia nos trará recompensas pelo sofrimento e pela dor, pois tudo o que alcançamos com luta e conhecimento sempre vem acompanhado das melhores alegrias. Obrigada a todas e a todos. Seguimos por mais dois anos juntas/os".

Apresentação da FFLCH

O relatório contém três partes. A primeira traz as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão realizadas pelas Comissões Estatutárias – de Graduação, de Pós-graduação, de Pesquisa e Inovação, de Cultura e Extensão Universitária, de Defesa dos Direitos Humanos (incorporada pela Inclusão e Pertencimento, que foi criada recentemente) e de Cooperação Internacional.

A segunda parte mostra as ações de Gestão, com as ações das Assistências Acadêmica, Administrativa, Financeira e de Informática. E, por último, estão as atividades desenvolvidas por Serviços e Assessorias da Faculdade, como a Biblioteca Florestan Fernandes, o Escritório de Apoio Institucional ao Pesquisador, Assessoria de Relações Institucionais, a Assessoria de Imprensa e o Serviço de Comunicação Social.  


 Clique aqui para ler o relatório na íntegra.