FFLCH será representada por estudantes de Letras na Alemanha

Grupo de 15 alunos, acompanhado por professora do Departamento de Letras Modernas, foi selecionado para viagem de estudos do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD)

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria

Grupo de estudantes e a professora
Parte do grupo que vai viajar para a Alemanha - Foto: Acervo Pessoal 

 

De 20 a 31 de maio, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) estará representada em terras alemãs por 15 estudantes do curso de Letras - habilitação Alemão e pela professora Marceli Cherchiglia Aquino, do Departamento de Letras Modernas. O grupo da FFLCH foi o selecionado do Brasil para participar do programa Studienreisen (viagem de estudos, em tradução livre) do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), e receberá uma ajuda de custos para financiar a viagem.

O intuito do programa promovido pelo DAAD é dar a estudantes internacionais um panorama da vida acadêmica, cultural e política da Alemanha. Portanto, os alunos selecionados devem ser acompanhados por um professor e devem visitar ao menos duas universidades alemãs. 

O grupo brasileiro selecionado neste ano visitará quatro universidades em três cidades: Freie Universität Berlin e Humboldt-Universität zu Berlin, na capital alemã; Universität Leipzig, em Leipzig; e a Friedrich-Schiller-Universität Jena, em Jena. Em cada um dos destinos, os estudantes terão contato com professores e estudantes alemães, comparecerão a palestras sobre as universidades e suas oportunidades de estudo e pesquisa, além de realizar turismo no país.

Com a viagem, os alunos esperam reforçar os vínculos entre sua universidade de origem, a USP no caso, e as universidades alemãs, praticar o idioma alemão, que exerce papel fundamental em seus estudos, e compreender melhor o sistema de ensino superior alemão e suas possibilidades para estrangeiros, assim como experienciar a cultura alemã de perto.

Studienreisen 

A candidatura ao programa Studienreisen deve ser apresentada por um professor de universidade pública ou reconhecida pelo Estado e pode ter a participação de até 15 estudantes que tenham concluído ao menos um semestre do curso universitário. O grupo deve ter o mesmo nível de proficiência no idioma escolhido para o programa da viagem (alemão ou inglês). Entre os requisitos, está ainda a apresentação de um plano detalhado do projeto de viagem e respectivo cronograma. A próxima chamada recebe candidaturas até 1º de maio deste ano, para viagens a serem realizadas entre 1º de setembro de 2023 e 28 de fevereiro de 2024.

O estudante de Letras Jonathan Renan da Silva Souza e a professora Marceli Cherchiglia Aquino, que fazem parte do grupo selecionado no programa que vai viajar em maio, se colocam à disposição para esclarecimentos de dúvidas dos interessados em participar da próxima edição do programa:
jonathan.renan.souza@usp.br e marceli.c.aquino@usp.br.

E, para saber mais sobre o programa Studienreisen e como concorrer ao auxílio-viagem, acesse este link.