Seminário Milton Santos 20 anos - “Um período, uma crise: globalização e instabilidade dos territórios — por uma leitura crítica da conjuntura a partir de Milton Santos”

Início do evento
Final do evento
Início da inscrição
Final da inscrição
E-mail
laboplan@usp.br
Docente responsável pelo evento
Mónica Arroyo
Local do evento
Outro local
Auditório / Sala / Outro local
Canal youtube USPFFLCH https://www.youtube.com/watch?v=Z3wCsV3LY8g
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

Entre os dias 22 e 24 de junho será realizado o Seminário Um período, uma crise: globalização e instabilidade dos territórios — por uma leitura crítica da conjuntura a partir de Milton Santos. O evento ocorrerá no formato online, com inscrições gratuitas. O Seminário busca debater a atual conjuntura histórica sob a inspiração da proposta teórica de Milton Santos.

Os temas dos debates incluem: a centralidade da periferia; a pobreza estrutural na cidade e no campo e os efeitos perversos da globalização; a violência da informação, a desinformação e a instabilidade dos territórios; o direito ao território; o território como limite à ação cega das finanças; as cidadanias mutiladas e a força dos lugares. Além disso, rodas de conversa irão reunir pesquisadores e artistas para trocar sobre contribuições da obra do geógrafo.

Milton Santos faleceu em 24 de junho de 2001. Decorridos 20 anos, sua obra permanece viva e segue sendo debatida e atualizada. O vigor de seu pensamento crítico pode ser apreciado nas tramas de método que sustentam inúmeras pesquisas, tanto na descoberta de questões-problema, quanto na identificação e delimitação de variáveis significativas e caminhos metodológicos para interpretá-las.

Interpretações de complexas situações geográficas que caracterizam o período atual tem sido realizadas à luz do sistema conceitual proposto por ele. Sua obra permite analisar questões histórico-estruturais e conjunturais que afetam particularmente os espaços da periferia do mundo. Por isso, é reconhecida a atualidade do pensamento de Milton Santos.

O tempo presente impõe inúmeros desafios analíticos e nos convida a desvelar e debater caminhos à ação emancipatória. Estamos diante, a um só tempo, do aprofundamento da crise e de uma transição em marcha, como anunciava o autor. A leitura dos territórios permanece sendo um grande desafio e se coloca como um chamado vindo de múltiplas vozes que se expressam numa diversidade de ambientes acadêmico-científicos, escolares, artístico-culturais, assim como dos movimentos sociais.
Além dos debates e rodas de conversa, o evento apresentará, ainda, a biblioteca e o acervo de Milton Santos, sob guarda do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP).

Imagem