Conferência: Guerra de trincheiras - a sociologia argentina de 1960 a 1980

Início do evento
Final do evento
E-mail
ncs.usp@gmail.com
Docente responsável pelo evento
Luiz Carlos Jackson
Auditório / Sala / Outro local
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 118). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Não
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

A comunicação procura explorar os litígios de fronteira disciplinar levados adiante pelos sociólogos argentinos após o período de constituição e fortalecimento da disciplina entre os anos 1930 e 1960. Toma-se, portanto, o período de 1960 a 1980 para compreender como, na Argentina, apesar dos efeitos mais claramente prejudiciais decorrentes da última ditadura militar (1976-1982), as ciências sociais recuperaram uma tradição urdida na fronteira com a política.

Sobre o participante: Alejandro Blanco formou-se em sociologia pela Universidade de Buenos Aires, e obteve os títulos de mestre em Sociologia da Cultura pela Universidade Nacional do General San Martín e de doutor em História pela Universidade de Buenos Aires. Atualmente é professor da Universidade Nacional de Quilmes, membro do Centro de História Intelecual desta universidade e pesquisador do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (CONICET). É autor dos livros Razón y modernidade: Gino Germani y la sociologia em la Argentina (Siglo XXI, 2006), Gino Germani: la renovación intelectual de la sociologia (Editorial de la Universidad Nacional de Quilmes, 2006) e Sociologia no Espelho: ensaísta, cientistas sociais e críticos literários no Brasil e na Argentina (Editora 34, 2014) em parceria com Luiz Carlos Jackson.

Apoio, instituto organizador e ou responsável: Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Departamento de Sociologia e Núcleo de Sociologia da Cultural.

Público alvo: Alunos dos programas de pós-graduação

Imagem
cartaz