Mostra Filmes do Homem 2018: Etnografias Audiovisuais - a humanidade através das lentes

Início do evento
Final do evento
E-mail
diversitas@usp.br
Telefone
(11) 3091-2441
Docente responsável pelo evento
Maurício Cardoso e Sandra Nunes
Auditório / Sala / Outro local
Casa de Cultura Japonesa (Av. Prof. Lineu Prestes, 159 ), Prédio de Geografia e História (Auditório Milton Santos - Av. Prof. Lineu Prestes, 338), CINUSP (Rua do Anfiteatro, 181, Colméias Favo 4), Matilha Cultural (Rua Rego Freitas , 542, República)
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Não
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

O Festival Internacional de Documentário de Melgaço - FILMES DO HOMEM – acontece desde 2014 na vila portuguesa que fica no distrito de Viana do Castelo, região do Norte de Portugal, onde se encontra o único Museu de Cinema do país. Do Museu e de seu grande acervo cinematográfico, doado por Jean Loup Passek, surge a vontade de ousar um festival de cinema documental. Assim a Associação de Produção e Animação Audiovisual AO NORTE cria o Festival promovendo, divulgando o cinema etnográfico e propiciando uma reflexão sobre identidade, memória e fronteira, eixos fundadores e norteadores de sua programação, que tangenciam a problemática das migrações e dos deslocamentos dos seres humanos. Em Portugal, a Câmara Municipal de Melgaço e a AO NORTE organizam o Festival, que se tornou um evento de referência nacional e internacional.
O Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos, formado por diferentes especialidades nos campos das humanidades em geral, constitui-se como um centro de referência acadêmica nos estudos da intolerância, da diversidade cultural e dos direitos humanos. Interdisciplinar, seus pesquisadores dedicam-se a temas como o direito à vida, às liberdades, ao construto cultural em suas diversidades, à assistência digna, ao bem viver e ao bem morar, perseguindo a inovação permanentemente, seja em razão da necessidade de renovação dos temas investigados e das maneiras de abordá-los, seja porque as questões pertinentes à alteridade, aos direitos humanos e à intolerância se manifestam de modo profundamente dinâmico e polêmico. São suas orientações e princípios que nortearam o convênio com a AO NORTE e com o Filmes do Homem, pois, desde 2015, pesquisadores do Diversitas têm participado do Festival e do Seminário de Verão Fora de Campo, intercambiando conhecimentos e construindo um referencial teórico-prático-metodológico em etnografias audiovisuais.
A programação da Mostra no Brasil foi composta a partir de um HISTÓRICO DO FESTIVAL cujos temas coincidem com os trabalhos realizados pelos pesquisadores, professores e alunos do Diversitas, visto que muitas de suas pesquisas têm se utilizado da História Oral e da produção de documentos em audiovisual. A realização dessa Mostra visa a consolidar essa parceria e a trajetória de internacionalização do Diversitas e do Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades, FFLCH da USP, além de permitir que toda a comunidade conheça o cinema etnográfico produzido em diferentes partes do mundo.

Imagem