Seminário de Pesquisa LABCITE - Laboratório de História das Ciências, Tecnologias e Sociedade

Início do evento
Final do evento
E-mail
marciabarrossilva@usp.br
Docente responsável pelo evento
Márcia Regina Barros da Silva
Local do evento
Edifício Eurípedes Simões de Paula (Geografia e História) - Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
Auditório Fernando Braudel
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Não
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

O LABCITE - Laboratório de História das Ciências, Tecnologia e Sociedade convida a todos a participar do seminário de pesquisa intitulado "O Extremo Sul Global: Habitabilidade Planetária, Antropoceno e Colonialismo". Na ocasião, receberemos o Professor Maurício Onetto, Doutor em "Histoire et Civilisations" pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris e Diretor da GEOPAM - Geopolítica Americana dos Séculos XVI-XIX.

"Esta apresentação discute como a primeira circum-navegação do mundo, completada entre 1519 e 1522, introduziu a América do Sul como um espaço-chave na formação do “global”, produzindo assim um ponto de inflexão histórico. Examinamos os planos e redes extrativistas, comerciais e políticas que começaram a funcionar a partir desta nova conectividade, que fez do continente americano eixo fundamental de um novo sistema global que viria a transformar o próprio planeta. A análise centra-se particularmente na forma como aquela viagem fez do mais extremo sul da América um ponto nevrálgico da construção da globalidade, mudando assim a noção de habitabilidade que prevalecera durante séculos na Europa. Estas mudanças questionaram a autoridade dos “antigos” e inauguraram uma narrativa histórica europeia fundada sobre a noção contestada de “descoberta”. Ao mesmo tempo, essa narrativa distinguiu o extremo sul da América de outras regiões meridionais, povoando o primeiro com figuras mais-que-humanas como os supostos gigantes da Patagônia, que também discutiremos."

Imagem