Desenvolvida por estudantes, plataforma reúne dados discursivos sobre intolerância à diversidade humana
No próximo sábado, dia 7, acontecerá o lançamento do Observatório da Diversidade Discursiva, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. O evento vai reunir docentes e discentes da área da educação para compreender formas de se evitar o preconceito estrutural no discurso. O encontro terá início às 10 horas e vai acontecer no Edifício Professor Antonio Candido (Letras-FFLCH), que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 298-460, Sala 102, na Cidade Universitária. O evento é organizado pela área de Filologia e Língua Portuguesa da FFLCH.
O Observatório será uma plataforma que permitirá acessar dados discursivos, publicados em mídias tradicionais e digitais, em que há manifestação abusiva e explícita de intolerância à diversidade humana. O objetivo é facilitar aos docentes da educação básica material para trabalhar em sala de aula com essas manifestações nocivas ao convívio social harmônico, e que precisam ser combatidas para uma vivência verdadeiramente democrática.
O Observatório foi criado a partir de um projeto de extensão desenvolvido por estudantes do curso de Letras da USP, sob a coordenação do professor Waldemar Ferreira Netto e colegas da área. Durante o encontro, os estudantes apresentarão a plataforma e mostrarão alguns dados de intolerância de raça, gênero, sexualidade, religião, mobilidade, dentre outras, debatendo possibilidades de análise e de intervenção didática.
O evento é gratuito e para participar é necessário preencher o formulário online, o que pode ser feito até mesmo no dia do evento, antes de seu início. Haverá certificado de participação aos que forem ao encontro.
Apesar de o evento de lançamento acontecer apenas no dia 7, o site do Observatório já pode ser acessado neste link e apresenta, além dos dados principais, uma breve descrição de objetivos, nomes dos participantes do projeto e uma divisão de características estudadas pelo observatório. As divisões recebem os nomes de O corpo humano físico e O corpo humano social.
Serviço:
Data: 07/12/2024
Início: 10 horas
Final: 12 horas
Final da inscrição: 10 horas
Docente responsável: Waldemar Ferreira Netto
Local: Edifício Prof. Antonio Candido (Letras), sala 102 – Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 – Cidade Universitária – São Paulo
Texto original: https://jornal.usp.br/diversidade/observatorio-da-diversidade-discursiva-formas-de-se-evitar-o-preconceito-estrutural-no-discurso/