Enciclopédia de Antropologia serve como consulta para pesquisadores ao redor do mundo

Em comemoração aos seus 10 anos, o projeto organizará uma mesa-redonda de debate

Por
Gabriela César
Data de Publicação
Editoria

.
Arte: Gabriela César / Serviço de Comunicação Social da FFLCH

Já pensou em um site que reúne os principais conceitos antropológicos? A Enciclopédia de Antropologia, idealizada por docentes e alunos da pós-graduação em Antropologia Social da USP,  explica sobre autores, correntes e obras dessa ciência.

Fernanda Peixoto, professora do Departamento de Antropologia da FFLCH e uma das organizadoras do projeto, explica que a enciclopédia nasceu em 2015. O intuito da iniciativa era aproveitar os trabalhos feitos em salas de aula e, assim, criar publicações mais duradouras ao inseri-las em um site. “É uma maneira de engajar os alunos em um trabalho de divulgação científica”, afirma Fernanda.

Por meio de verbetes, os alunos descrevem linhagens de pensamento, obras, instituições, subcampos, autores e conceitos antropológicos. Para serem publicados, os verbetes passam por uma comissão editorial de avaliação realizada por docentes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e de outras instituições.

Em seus 10 anos de existência, o site conta com duas menções honrosas, uma pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e outra pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS). Além disso, serve como meio de consulta confiável a pesquisadores e alunos, e também como fonte bibliográfica em cursos universitários.

No dia 29 de maio, o projeto irá comemorar seu aniversário com uma mesa-redonda para uma troca de experiência sobre a produção de enciclopédias digitais, pensando os desafios da gestão, edição e escrita colaborativas. Fernanda destaca: “Nós queremos fazer uma mesa que funcione como uma espécie de workshop, para que a gente possa fazer um balanço junto com outros projetos similares”.


Serviço:
"Enciclopédias digitais em ação: artesanias, tecnologias, colaborações";
A mesa contará com a participação de Fernanda A. Peixoto (EA/Bérose), André S. Bailão (EA), Carolina Parreiras (LETEC/USP), Tatiane M. Klein (PIB/ISA) e Isabela Tosta (Labjor/Unicamp), além de membros das comissões editoriais;
O evento será presencial e aberto ao público;
Data: 29 de maio de 2025, quinta-feira, 16h-19h;
Local: Sala 08, Edifício de Filosofia e Ciências Sociais, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo;
Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária - São Paulo.