Uma aula sobre Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano, de Grada Kilomba

Início do evento
Final do evento
E-mail
biancamgoncalves@gmail.com
Docente responsável pelo evento
Fátima Bueno
Local do evento
Outro local
Auditório / Sala / Outro local
Canal da FFLCH no Youtube
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Não
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

Dez anos após sua publicação, "Plantation Memories: Episodes of Everyday Racism" ganha edição em língua portuguesa. No Brasil, a repercussão de seu lançamento trouxe visibilidade não somente aos debates e embates teóricos em torno do racismo propostos pela autora. Ao tratar o racismo cotidiano na Alemanha, a partir de depoimentos de mulheres afroalemãs, Kilomba não deixa de lado sua vivência enquanto mulher negra portuguesa, pelo contrário: seguindo o caminho de intelectuais como bell hooks e Franz Fanon, a autora também destaca as feridas do processo colonizador português, relatando suas experiências em sua terra natal.

Nesta aula, mais do que apresentar a obra de Kilomba e seu contexto epistêmico, iremos estabelecer relações entre a luta afroalemã, em especial das mulheres afroalemãs,
com a da população negro-portuguesa/afroportuguesa. Abordaremos sua conjuntura histórica e obras literárias que dialogam com os conceitos trabalhados em Memórias da plantação, em especial, o de "racismo genderizado".

Com Bianca Gonçalves, mestranda no programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa na USP (ECLLP/DLCV/FFLCH/USP) e bolsista Capes. Também professora e poeta.

Monitoria de Caio Gabriel, graduando em Letras/FFLCH/USP e pesquisador do projeto Democracia, Arte e Saberes Plurais do IEA/USP.

Imagem