Lançamento e debate on-line do livro Sobre os Primórdios da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

Início do evento
Final do evento
E-mail
fflch@usp.br
Docente responsável pelo evento
Maria Arminda do Nascimento Arruda
Local do evento
Outro local
Auditório / Sala / Outro local
Evento on-line pelo canal da FFLCH no YouTube
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Não
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) foi fundada em 1934, junto com a Universidade de São Paulo (USP), na época com o nome de Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) – que mudou com a reforma universitária de 1969. Os primeiros anos da história da instituição são contados no livro Sobre os Primórdios da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, organizado pela professora emérita da FFLCH Walnice Nogueira Galvão, com publicação da Edusp.

O lançamento será realizado no dia 16 de setembro, quarta-feira, às 17h30, com um debate on-line, transmitido pelo canal da FFLCH no YouTube. Participarão a organizadora da obra, a professora Ligia Chiappini Moraes Leite, do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada; e a diretora da FFLCH, professora Maria Arminda do Nascimento Arruda.

No evento virtual, as docentes vão comentar e debater os textos do livro e a importância da Faculdade na formação intelectual da sociedade, desde a época de fundação até os dias atuais.

Os textos que compõem a obra foram publicados originalmente em 1984, na revista Língua e Literatura, da FFLCH. Mas, somente agora, quase 40 anos depois, eles estão reunidos em formato de livro.

A obra apresenta seis entrevistas realizadas com: Paul Arbousse-Bastide, Mário Schenberg, Florestan Fernandes, Ruy Coelho, Gilda de Mello e Souza e Fernando Henrique Cardoso; dois depoimentos concedidos por Candido Silva Dias e Antonio Candido; além de uma conferência do escritor francês Michel Butor, que foi realizada na USP em 1984, nas as comemorações pelos 50 anos da Faculdade e da Universidade.

O conjunto dos textos relembra os anos iniciais da então FFCL, que reunia filosofia, sociologia, psicologia, mas também física, química, biologia, geografia, matemática e afins. E também destaca o papel dos professores visitantes franceses, alemães e italianos na formação da nova instituição, enquanto reflete sobre as modificações na Universidade, no ensino e na pesquisa no Brasil.

Imagem