Ciclo de Debates e Palestras “Universidade em transformação: desafios e potencialidades - Educação, Pesquisa e Direitos Humanos no século XXI em perspectiva interdisciplinar”

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Docente responsável pelo evento
Paulo Daniel Elias Farah
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Evento online, no site universidadeemtransformacao.com, no Canal Universidade em Transformação no Youtube, no Instagram, Twitter e Facebook
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
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Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
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Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

O Ciclo de Debates e Palestras “Universidade em transformação: desafios e potencialidades - Educação, Pesquisa e Direitos Humanos no século XXI em perspectiva interdisciplinar” acontece de 15/10 e 18/12/2020. Haverá um debate de abertura, seguido de palestra com Ailton Krenak no dia 15/10, a partir das 16h30.

Universidade em transformação: desafios e potencialidades, um ciclo de debates e palestras online, tem como objetivo a promoção do diálogo entre associados aos Núcleos de Apoio à Pesquisa (NAP), NAP Brasil-África, Diversitas, CEstA e NAPPLAC, no intuito de aproximar docentes, pesquisadores e alunos vinculados aos referidos NAPs, em uma abordagem interdisciplinar.

Universidade em transformação: desafios e potencialidades será uma excelente oportunidade para conectar pessoas interessadas e dispostas a debater e identificar alguns dos principais desafios do séc. XXI, especialmente em temas relacionados à Educação, à Pesquisa e aos Direitos Humanos, em perspectiva interdisciplinar. Objetiva-se ainda gerar novas ideias e soluções para esses desafios do início de terceiro milênio. Desde a concepção de seu formato até a diversidade dos convidados participantes, a proposta para o evento foi formulada com o objetivo de ampliar as trocas, os diálogos e o compartilhamento horizontal de conhecimentos dos participantes dos Núcleos de Apoio à Pesquisa e entre estes, intelectuais de diferentes universidades, nacionais e estrangeiras, e diferentes setores da sociedade civil. A partir de uma perspectiva interdisciplinar que articule diversas disciplinas das Humanidades, objetiva-se compreender as transformações que levaram universidades, escolas, museus e outras instituições de ensino, pesquisa e cultura a novas configurações, a partir das experiências vividas no Brasil e no exterior.

O Ciclo discute temas como democratização do acesso à universidade, luta antirracista, direitos indígenas, tecnologia e ensino online, exclusão digital, academia e movimentos sociais, decolonização do pensamento, interdisciplinaridade e saberes de negras e negros, indígenas, quilombolas, ribeirinhas, imigrantes, refugiadas, africanas, pessoas com deficiência, LGBTQIA+, culturas urbanas, rurais e periféricas, para que sejam escutadas e para que suas narrativas, saberes, temáticas, vivências e experiências de opressões e violências diversas (epistêmica, física, psicológica), bem como de resistência, autonomia e empoderamento, sejam incorporadas pela universidade e valorizadas em espaços acadêmicos e extra-acadêmicos.

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