Ciclo de Debates: A Inovação na Política

Início do evento
Final do evento
Início da inscrição
Final da inscrição
E-mail
centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Docente responsável pelo evento
Gustavo Vidigal
Local do evento
Outro local
Auditório / Sala / Outro local
Online
O evento será gratuito ou pago?
Evento pago
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

A história política do Brasil é marcada por períodos de grande turbulência. O cenário atual é especialmente desafiador, pois estamos vivenciando o mais intenso conflito institucional desde a redemocratização de nosso país ao mesmo tempo que estamos passando pela pior pandemia dos últimos 100 anos. Tudo ao mesmo tempo. Para compreendermos os fatos em sua totalidade, é preciso analisar de forma minuciosa os acontecimentos e separar o que é passageiro daquilo que de fato irá marcar nossa história.

A crise política que vivemos carregue em si a possibilidade de sua superação ou estamos condenados ao fracasso?

Tanto do ponto de vista institucional, quanto da sociedade civil, a respostas dos atores políticos à turbulência é variada e a compreensão destas abordagens é fundamental para entendermos tanto o cenário onde estão inseridos quanto o sentido das mudanças que estão propondo e seus possíveis impactos na sociabilidade política de nosso país. Novas pautas, novas formas de agir politicamente, novos atores e um sistema político em crise? Qual o real impacto destas transformações na cultura política brasileira?

"A inovação na política” é um ciclo de debates que visa estabelecer uma conexão entre estas novas formas de ação política, o cenário político atual e o pensamento crítico, gestado na academia. Buscamos criar um espaço para refletirmos sobre o lugar do novo tanto na política quanto no pensamento acadêmico. Com isto queremos também homenagear uma importante pensadora da academia brasileira, Maria Célia Pinheiro Machado Paoli, professora doutora do departamento de Sociologia da USP, fundadora do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (CENEDIC) da USP, autora e coautora de livros como “O sentido da democracia”. Seus trabalhos acompanharam o surgimento dos novos movimentos sociais no Brasil entre 1970 a 1990 e sua obra influenciou dezenas de militantes e acadêmicos brasileiros com uma visão extremamente inovadora tanto do agir político quanto do pensamento crítico.

Debates

26/10 - 19h às 21h

Crise do modelo da democracia institucional?

Vivemos uma crise do modelo de Democracia atualmente? Qual o cerne desta crise? É estrutural ou apenas conjuntural? Como a atuação pública dos movimentos sociais se insere neste cenário político?

Com Vera Telles (USP) e Juliane Furno (Levante Popular da Juventude)

Mediação: Gustavo Carneiro Vidigal Cavalcanti

27/10 - 19h às 21h

Experimentos políticos e análise acadêmica

Como a academia têm acompanhado as mudanças na forma de se fazer política na sociedade do século XXI? Como o pensamento crítico tem avaliado a forma de se fazer política a partir da plataforma digital? Novos atores políticos, velhos problemas e quais abordagens teóricas?

Com Marco Antonio de Almeida (USP), Fábio Maleronka Ferron (doutorando no Departamento de Sociologia da USP) e José Guilherme Pereira Leite (Escola da Cidade).

Mediação: Gustavo Carneiro Vidigal Cavalcanti

28/10 - 19h às 21h

A política no Brasil do século XXI

Panorama da situação da sociedade civil e os desafios da conjuntura política brasileira para os atores políticos não institucionais na atualidade.

Com Vinicius Wu (PUC/RJ e FGV/RJ) e Jô Mainardi (coletivo Torém/Vira Voto).

Mediação: Gustavo Carneiro Vidigal Cavalcanti

29/10 - 19h ás 21h

A inovação na política

Qual a importância da inovação na prática política da sociedade civil? O debate em torno da participação social está relacionado com o futuro da democracia no Brasil atualmente? É possível avaliar criticamente novas formas de ação social a partir da análise de experiências concretas?

Com Diego Azzi (UFABC) e Carol Trevisan (jornalista)

Mediação: Gustavo Carneiro Vidigal Cavalcanti.

Imagem