Faculdade promove conversa com as escritoras Paulina Chiziane e Joana Bértholo

O evento é uma parceria com a Editora Dublinense e o Grupo de Pesquisa Colonialismo e Pós-Colonialismo em Português do CELP

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria

Paulina Chiziane e Joana Bértholo
As escritoras Paulina Chiziane e Joana Bértholo - Foto/Montagem: Divulgação


Na próxima semana, nos dias 4 e 7 de julho, segunda e quarta-feira, às 14h, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP recebe a visita de duas escritoras de língua portuguesa para uma conversa sobre suas obras e sessão de autógrafos: Paulina Chiziane e Joana Bértholo.

Na ocasião, as escritoras vão abordar as suas experiências como autoras, a produção literária, o processo criativo, os desafios e aprendizados ao longo de suas trajetórias. 

Paulina Chiziane nasceu em Manjacaze, província de Gaza, Moçambique, em 1955. Em 1990, foi a primeira mulher a publicar um romance em Moçambique. Recentemente, em 2021, foi a primeira mulher africana condecorada com o Prêmio Camões, prêmio literário mais importante da língua portuguesa. Atualmente vive e trabalha na Zambézia. Publicou diversos livros, entre eles: O Alegre Canto da Perdiz e Niketche: Uma história de poligamia. Suas obras encontram-se traduzidas na Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França e Itália. 

Joana Bértholo nasceu em Lisboa, em 1982. A sua escrita diversifica-se em diferentes formatos, entre romance, ensaio, peças de teatro, contos, histórias infantis, não ficção. Ecologia é o seu terceiro romance, e foi finalista de importantes prêmios literários em Portugal e semifinalista do Prêmio Oceanos. Joana viajou e viveu períodos longos em cidades como Gent, Berlim e Buenos Aires, tendo passado mais de uma década afastada do seu país, onde agora reside.

As conversas serão realizadas presencialmente, com emissão de certificados aos participantes que fizeram inscrição prévia pelo site dos eventos (clique na imagem de cada conversa para inscrição e mais informações). Também haverá transmissão simultânea pelo canal da FFLCH no Youtube: Conversa com Paulina ChizianeConversa com Joana Bértholo.

O evento é realizado em uma parceria entre a Editora Dublinense e o Grupo de Pesquisa Colonialismo e Pós-Colonialismo em Português do Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa (CELP) da FFLCH. O Grupo foi criado em 2016, e reúne pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação que investigam questões relacionadas à literatura e à cultura dos países de língua portuguesa. 
 

Conversa com autores de língua portuguesa


Primeira conversa 

O primeiro evento desta série de conversas foi realizado no dia 29 de junho, quarta-feira, com a participação do escritor José Luiz Peixoto, que é um dos autores de maior destaque da literatura portuguesa contemporânea. A sua obra ficcional e poética figura em dezenas de antologias, traduzidas num vasto número de idiomas, e é estudada em diversas universidades nacionais e estrangeiras.

Em 2001, acompanhando um imenso reconhecimento da crítica e do público, foi atribuído o Prêmio Literário José Saramago ao romance Nenhum olhar. Em 2007, Cemitério de pianos recebeu o Prêmio Cálamo Otra Mirada, destinado ao melhor romance estrangeiro publicado na Espanha. Com Livro, venceu o Prêmio Libro d’Europa, atribuído na Itália ao melhor romance europeu do ano anterior. Em 2016, venceu o Prêmio Oceanos com Galveias. As suas obras foram ainda finalistas de prêmios internacionais como o Fémina (França), Impac Dublin (Irlanda) e Portugal Telecom (Brasil). Na poesia, o livro Gaveta de papéis recebeu o Prêmio Daniel Faria, e A criança em ruínas recebeu o Prêmio da Sociedade Portuguesa de Autores. 

Clique, abaixo, para conferir a conversa com José Luís Peixoto.
 




Mais informações sobre as conversas: celp@usp.br