V Colóquio Autores do Renascimento

Início do evento
Final do evento
Início da inscrição
Final da inscrição
E-mail
rcl@usp.br
Docente responsável pelo evento
Prof. Dr. Ricardo da Cunha Lima
Local do evento
Edifício Eurípedes Simões de Paula (Geografia e História) - Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
Auditório Nicolau Sevcenko
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

Em sua quinta edição, o Colóquio “Autores do Renascimento” alcança um patamar inédito e extraordinário, com a presença de dois importantes pesquisadores estrangeiros: de um lado, teremos a vinda do presidente da IANLS (International Association for Neo-Latin Studies), Prof. Marc Laureys, representando a mais importante entidade científica do mundo no campo de estudos de nosso grupo de pesquisa. De outro lado, receberemos o diretor do CEMR (Centre d'études sur le Moyen Âge et la Renaissance), da Universidade de Louvain, Prof. Mattia Cavagna, grande especialista em Historiografia Medieval, salientando o caráter temático do evento, que se apoiará, desta vez, em duas grandes áreas: a Historiografia e a História da Arte.
Portanto, assim como nas edições anteriores, o evento elegeu áreas temáticas que reforçam o vínculo dos Estudos Literários e da Tradução de Textos com as Ciências Humanas em geral e, particularmente, com disciplinas-irmãs que compartilham o conhecimento e a interpretação de textos renascentistas, reforçando uma colaboração mútua essencial. Também pretendemos consolidar a relação entre os Estudos Clássicos e a Literatura Latina do Renascimento.
Para tornar esse intercâmbio ainda mais efetivo, o colóquio terá um minicurso que contemplará a Historiografia desde a época clássica até a moderna, com aulas sobre a cultura da Grécia e de Roma na Antiguidade Clássica, passando pela Historiografia Medieval, para terminar na Historiografia Humanística da Renascença.

Imagem