Encontros com Lobato 2023: Uma viagem no tempo

Início do evento
Final do evento
E-mail
jmilton@usp.br
Telefone
(55) 3091-5041
Docente responsável pelo evento
John Milton, DLM
Local do evento
Biblioteca Florestan Fernandes - Av. Prof. Lineu Prestes, travessa 12, 350 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
Virtual
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

ENCONTROS COM LOBATO

XVII ENCONTRO

30 de março de 2023.

19H00 – 21H00 (horário de Brasília)

UMA VIAGEM NO TEMPO

Prof. Osni Lourenço Cruz

Canal da FFLCH/USP no YouTube

https://youtube.com/live/DmPzoC5RvkQ

CERTIFICADO PARA OUVINTES

Link para assinar a lista de presença:

https://forms.gle/UEJqXt44gvVQA5dJ9

Formado na área de Exatas, o Prof. Osni Lourenço Cruz se encantou com as personagens de Lobato ao associá-las à Matemática, buscando uma forma lúdica de ensinar a “temida” disciplina às crianças de suas salas de aula. O encantamento desabrochou na curiosidade pela vida do autor. Esta o levou a se dedicar desde 1990 a sua biografia. O resultado de suas pesquisas floresceu até o momento em quatro livros que reúnem fatos e dados históricos, incluindo reprodução de documentos, configurando-se em excelente base de dados para pesquisadores e leigos que buscam informações sobre o Lobato. Nesta apresentação, previamente gravada (leitura feita por Taís Diniz Martins), o Prof. Osni apresenta as origens de Lobato, conforme suas apurações a partir dos documentos que encontrou ao longo de sua pesquisa. Nós convidamos você para esta viagem no tempo à qual o Prof. Osni nos leva.

Equipe responsável pelos Encontros com Lobato:

Prof. Dr. John Milton

Profa. Dra. Vanete Santana-Dezmann

Taís Diniz Martins

Profa. Dra. Denise Bertolucci

Ana Paula Negrão Ferreira

Observatório Lobato

www.observatoriolobato.org

Observatório Lobato é composto por um grupo de pesquisadores e demais pessoas interessadas por Monteiro Lobato e sua obra que têm como traço distintivo o fato de não guardarem qualquer tipo de preconceito contra o autor e sua obra. Sendo assim, não partem do pressuposto de que o autor e o que ele produziu manifestem preconceito contra determinada etnia ou classe. Analisa-se antes para que, posteriormente, com base em dados e fatos, as conclusões sejam apresentadas.

Até o momento, não encontramos traços de preconceito na obra do autor – possibilidade que não é excluída uma vez que, como ser humano, o autor deve ter apresentado não apenas qualidades positivas. Encontramos, porém, comprovações – em sua biografia e obra – de que muito fez para minimizar os preconceitos de sua época. Nossas análises que resultam em tais comprovações se encontram publicadas em livros e artigos que podem ser encontrados em nosso site. Aproveitamos para esclarecer que apontar na obra de Lobato seu esforço para denunciar as injustiças que foram e continuariam sendo praticadas contra as pessoas da etnia negra no Brasil e nos Estados Unidos não significa negar o racismo e o mal por ele causado, muito pelo contrário.

Imagem