Teatro & Escravismo no Brasil: Nexos, Elipses e Inadequações - Jornada Internacional

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teatroeescravismo@gmail.com
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(97) 9631-6773
Docente responsável pelo evento
Iris Kantor e Mariana Mayor
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Centro Universitário Maria Antonia
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Descrição

Jornada Internacional: Teatro & Escravismo: Nexos, Elipses e Inadequações

A jornada internacional Teatro & Escravismo: nexos, elipses e inadequações reunirá pesquisadores para debater as relações entre as formas teatrais e as estruturas sociais na experiência estética e política brasileira entre os séculos XVI e XIX. Pretendemos interrogar como as práticas teatrais respondiam às auto-representações das elites dominantes e dirigentes em diferentes momentos, considerando as práticas e as expressões de subversão e de rejeição às linguagens teatrais consagradas na tradição europeia. Tais perspectivas serão abordadas a partir de problemas concretos e cotidianos da vida teatral na sociedade brasileira. Buscamos pensar as relações entre teatro e escravismo a partir dos nexos que conectam as formas de teatralidade à estrutura social no período colonial e imperial; atentos às elipses ou aos não-ditos que historicamente que invisibilizaram protagonismos que, no entanto, irrompem e transformam sentidos das encenações; e por fim, valorizando as "inadequações" e os deslocamentos que abrem possibilidades interpretativas desafiadoras.

Segunda-feira,
05 de Junho de 2023
Salão Nobre - Centro Universitário Maria Antônia
Terça-feira,
06 de junho de 2023
Salão Nobre - Centro Universitário Maria Antônia
11h00

Do teatro religioso às formas teatrais  
cívico-pedagógicas.

Mediação: Iris Kantor (USP)

"Manoel da Nóbrega e a performance da mercadoria", Sérgio de Carvalho (USP)

"Vieira on the Jesuit stage in the Habsburg Netherlands", Johan Verberckmoes (KULeuven)
14h00
ABERTURA

Usos do passado na escrita teatral: 
mistura de gêneros e de tempos.

Mediação: Josiane Sampaio (USP)

“Cenas da escravidão no teatro brasileiro”, João Roberto Faria (USP)

“Povos originários e escravidão: dilema  para o “indianismo” no século XIX, Elizabeth Azevedo (USP)

“A persistência do cômico: preconceito linguístico e marginalização do negro na dramaturgia brasileira do séc. XIX", Orna Messer Levin (UNICAMP).
O espaço teatral como esfera pública:
encenações e invisibilidade social.

Mediação: Marianna Monteiro (UNESP)

“Um "poema choreographico": performances e teatralidades negras em ruas e palcos da América. Nirlene Nepomuceno (UNIFAI)

“Academias coloniais, performance e anti- iluminismo das elites”. Iris Kantor (USP)

 "A representação do Brasil no palco português: A Real tragicomedia del descubrimiento y conquista de Oriente na Entrada de Felipe III, em Lisboa, 1619", Lisa Voigt (Ohio State University)
16h00
Mecenato e escravismo: circuitos
fechados.

Mediação: Rodrigo Goyena (USP)

“Um esquecido amigo do Teatro”: 
o traficante Angelo Francisco Carneiro e  a fundação do Teatro de Santa Isabel, Aline de Biase Albuquerque 
(IFSertãoPE/ UFPE)

O Negreiro à frente do teatro: José Bernardino de Sá na direção do 
Theatro Imperial São Pedro de Alcântara 
(1845-1851), Mariana Mayor (USP/UNESP)
Teatralidades e linguagens: 
deslocamentos musicais.

Mediação: Luciano Mendes de Jesus (USP/ELT) 

“Teatralidades rituais negras no Brasil,séculos XVIII e XIX. O que nos
 revelam e escondem as gravuras?”, Salloma Salomão(ELT)

"Músicos negros na luta abolicionista - racismo, branqueamento e invisibilidade no cânone historiográfico", Rafael Galante (USP)

"Martins Penna, João Caetano e Paula Brito contra José Bernardino de Sá: redes de artistas, sonoridades negras e lutas antiracistas no teatro carioca durante o tráfico negreiro-ilegal (1838-1850)", Luiz Costa-Lima Neto (FAVI/RJ)
17h30
As Companhias de Teatro: trabalho, improviso e precariedade.

Mediação: Mariana Mayor (USP/UNESP)

“Laços de irmandade”, tensões identitárias e conflitos de trabalho entre brasileiros eportugueses no mundo teatral da segunda metade do século XIX, Silvia Cristina Martins de Souza (UEL)  

“A cor da Ópera no Brasil setecentista”, Rosana Brescia (Universidade Nova de Lisboa)
Audiências no contexto abolicionista. 

Mediação: Nirlene Nepomuceno (UNIFAI)

“A participação das companhias teatrais na campanha abolicionista: a turnê daCompanhia Dramática Julieta dos Santos(1882-1884)”, Ricardo Caires 
(UNESPAR)

“Ópera e Abolicionismo”, Rogério Budasz (University of California)

"Teatralizando o movimento: as peças abolicionistas como fonte histórica", Alain El Youssef (USP)

ENCERRAMENTO
19h30
Mesa-homenagem:

Da Lata de Lixo da História (1977) à Rainha (2022): entreatos da vida brasileira

Mediação: Tata Amaral

Paulo Arantes e Luiz Felipe de Alencastro e convidad@s.

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