Os Selvagens Nus e Canibais de Hans Staden na Perspectiva de Lobato

Início do evento
Final do evento
E-mail
jmilton@usp.br
Telefone
(55) 1137-1419
Docente responsável pelo evento
John Milton, DLM
Local do evento
Outro local
Auditório / Sala / Outro local
Virtual
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

ENCONTROS COM LOBATO

XIX ENCONTRO

25 de maio de 2023.

19H00 – 21H00 (horário de Brasília)

OS SELVAGENS NUS E CANIBAIS DE HANS STADEN

NA PERSPECTIVA DE LOBATO

Profa. Vanete Santana-Dezmann

Canal da FFLCH/USP no YouTube

https://www.youtube.com/channel/UCNiH334YQslyClYxjkM0X8A

CERTIFICADO PARA OUVINTES

O link para assinar a lista de presença será fornecido

no chat durante a palestra.

Vanete Santana-Dezmann é professora, pesquisadora e tradutora. Tem pós-doutorado em Estudos da Tradução (USP), com estágio de pesquisa no Goethe-Museum de Düsseldorf; doutorado em Teorias de Tradução (UNICAMP), com estágio de pesquisa na Universidade Livre de Berlim, e mestrado na mesma área (Unicamp). Graduou-se em Letras também na UNICAMP. É professora de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira na VHS-Neuss (Alemanha).

Nesta décima-nona edição dos Encontros com Lobato, ela apresentará a história de Hans Staden contada por ele mesmo em um livro publicado em 1557 que se tornou responsável por introduzir o nascente Brasil ao mundo e como Lobato apresentou esta história a partir da perspectiva dos Tupinambás dentro de um projeto de construção da identidade nacional brasileira.

Desta vez, além do Prof. John Milton e de Taís Diniz Martins, fazem parte da bancada a Profa. Amaya de Almeida Prado, da UFMS, e o Prof. José Wellington Souza, da UNITAU.

Equipe responsável pelos Encontros com Lobato e

integrantes do Observatório Lobato:

Prof. John Milton – FFLCH-USP

Profa. Vanete Santana-Dezmann – VHS-Neuss

Taís Diniz Martins – ObLob

Profa. Denise Bertolucci – FATEC-Ourinhos

Ma. Ana Paula Negrão Ferreira – FFLCH-USP

Observatório Lobato

www.observatoriolobato.org

O Observatório Lobato é composto por um grupo de pesquisadores e demais pessoas interessadas por Monteiro Lobato e sua obra que têm como traço distintivo o fato de não guardarem qualquer tipo de preconceito contra o autor e sua obra. Sendo assim, não partem do pressuposto de que o autor e o que ele produziu manifestem preconceito contra determinada etnia ou classe. Analisa-se antes para que, posteriormente, com base em dados e fatos, as conclusões sejam apresentadas.

Até o momento, não encontramos traços de preconceito na obra do autor – possibilidade que não é excluída uma vez que, como ser humano, o autor deve ter apresentado não apenas qualidades positivas. Encontramos, porém, comprovações – em sua biografia e obra – de que muito fez para minimizar os preconceitos de sua época. Nossas análises que resultam em tais comprovações se encontram publicadas em livros e artigos que podem ser encontrados em nosso site. Aproveitamos para esclarecer que apontar na obra de Lobato seu esforço para denunciar as injustiças que foram e continuariam sendo praticadas contra as pessoas da etnia negra no Brasil e nos Estados Unidos não significa negar o racismo e o mal por ele causado, muito pelo contrário

Imagem