Evento debate os desafios éticos e pedagógicos em tecnologias de ensino de línguas

XV JEALAV reúne personalidades de diversas universidades do país

Por
Isadora Batista
Data de Publicação
Editoria

XV Jornada de Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais
Foto: Gabriela César/ Serviço de Comunicação Social da FFLCH USP

O Departamento de Letras Modernas (DLM) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realizou, na última sexta-feira, 6 de dezembro, a XV Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais (JEALAV), organizada pelas professoras Heloisa Albuquerque e Mônica Mayrink. Em comemoração aos 15 anos de existência, o evento voltou a reunir a comunidade de Letras presencialmente, na Casa de Cultura Japonesa,  dinâmica que havia sido interrompida desde a pandemia da Covid-19.

A professora Heloisa Albuquerque, da área de Francês do DLM, conta que o evento cresceu ao longo dos anos e passou a atingir outras universidades do país: “A JEALAV se tornou um evento tradicional aqui da Universidade de São Paulo, sobretudo das áreas de línguas. Inicialmente, começou aqui na USP, mas hoje tem característica nacional e internacional”. 

Neste ano, a JEALAV buscou discutir temas em torno das tecnologias emergentes no campo de ensino. “Ao longo desses 15 anos, sempre privilegiamos temáticas que são relevantes para o momento em que as tecnologias se encontram e, nesse ano, nós damos esse destaque especial às tecnologias emergentes, à Inteligência Artificial e outras ferramentas digitais que atravessam nossas práticas pedagógicas”, explica a professora Mônica Mayrink, da área de Espanhol do DLM.

Auditório da mesa de abertura
Foto: Gabriela César/ Serviço de Comunicação Social da FFLCH USP

A conferência de abertura contou com a Profa. Dra. Walkyria Monte Mór do DLM, que abriu sua discussão com o tema “Línguas, linguagens na sociedade digital: Vamos repensar?”. Walkyria abordou os diferentes tipos de ensino e cultura de línguas, da formação docente e discente e os desafios encontrados na área a partir de uma análise histórica e filosófica sobre as maneiras de entender o aprendizado de novas línguas. “A sociedade digital, a linguagem digital começou a trazer de volta tudo o que a língua sempre foi e que ficou engavetado, porque nós estávamos privilegiando uma normatividade”. Ao final de sua apresentação, a professora abriu espaço para perguntas e troca de ideias. 

Ainda na programação da manhã, os professores convidados Adolfo Tanzi Neto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Rodrigo Abrantes da Silva, do Colégio Dante Alighieri, mediaram uma mesa redonda sobre o tema principal da XV JEALAV: “Uso das tecnologias emergentes no ensino de línguas presencial e virtual: desafios éticos e pedagógicos”. 

Ao longo do dia, foram realizadas 10 mesas de comunicações que abordaram diferentes temas alinhados ao ensino online de línguas e as mudanças advindas da era digital. Palestraram professores e pesquisadores de diferentes estados do país, como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pará, Goiás e Paraná.