FFLCH terá novo espaço didático e de convivência

Construção do novo edifício terá início no próximo ano e atenderá estudantes de todos os cursos da FFLCH

Por
Isadora Batista
Data de Publicação
Editoria

Bloco Didático
Imagem: Superintendência do Espaço Físico da USP

Na última quarta-feira, 18 de dezembro, foi aberta a licitação de um novo prédio didático da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, em frente ao Edifício de Filosofia e Ciências Sociais, que irá atender estudantes de todos os cursos da FFLCH. “O olhar da arquitetura nesse projeto não é tirar espaço de ninguém, mas agregar outras pessoas a esse espaço”, reflete a arquiteta Isis Roverso em apresentação na 429º Sessão Ordinária da Congregação da Faculdade. 

O projeto da obra faz parte do Plano Diretor da Unidade elaborado pela Superintendência do Espaço Físico (SEF) da USP, desde 2005, e foi adequado às necessidades atuais da comunidade e às mudanças na legislação do corpo de bombeiros e de acessibilidade. 

Após anos arquivado e com a volta à rotina presencial depois da pandemia, em 2022, o projeto retornou entre as prioridades da Universidade com modificações nos aspectos iniciais, como explica o diretor da FFLCH, Adrián Fanjul: “Originalmente, ele foi pensado como um prédio para alocar salas de pesquisa, mas voltou reformulado como prédio principalmente didático. O retorno presencial deixou mais claro, mais nítido para todo mundo, que a Faculdade arrastava um problema histórico de aglomeração em salas de aula”. A mobilização estudantil e docente nas atividades pós-pandemia incentivou isso. “Os alunos e professores, naquele momento, mobilizaram-se. E retomamos um diálogo com a Superintendência do Espaço Físico e com a Reitoria, que deu como resultado um acordo para a construção deste prédio”, explica Adrián.

O diretor diz que a FFLCH buscará preservar os espaços que podem ser afetados no processo de construção do novo prédio. “Já nos comprometemos e estamos em diálogo para que, por um lado, aquilo que tenha que ser transformado por necessidades da construção seja sinalizado como espaço de memória e que, na organização posterior do espaço, uma vez que o prédio seja entregue, haja um ambiente com acesso autônomo, como hoje, para aquilo que permanece como espaços dos centros acadêmicos, para atividades autônomas do movimento estudantil”. 

Parte do projeto também garante conforto e melhorias nos espaços de convivência dos funcionários e funcionárias terceirizadas, que hoje se encontram precarizados.

Planta da localização do novo prédio
Localização do novo bloco (Imagem: Superintendência do Espaço Físico da USP)

Bloco Didático

O novo edifício contará com pavimento térreo e 1º andar. O térreo terá um balcão de atendimento na entrada, quatro salas de aula, sala de estudos com varanda e auditório com capacidade de 200 pessoas. No 1º andar, estarão mais nove salas de aula, sala de estudos com varanda e mais um auditório com capacidade para 200 pessoas. Com o objetivo de modernizar as instalações didáticas da Faculdade, todas as salas do novo prédio serão climatizadas, priorizando o conforto térmico dos usuários. 

O prédio contará, ainda, com um restaurante com cozinha industrial, dois blocos de escadas com elevadores, manutenção, áreas técnicas, blocos de copa, vestiários, sanitários (incluindo unissex), circulações e novas áreas de convivência internas e externas aos edifícios do conjunto.

Espaço de convivência do novo prédio
Um dos espaços de estudos com sacada (Imagem: Superintendência do Espaço Físico da USP)

Filosofia e Ciências Sociais

Além da construção do Bloco Didático, o projeto das novas edificações também inclui a reforma estrutural das fachadas e a ampliação e reforma de parte das áreas internas do Edifício de Filosofia e Ciências Sociais. 

Seguindo as normas, as mudanças no prédio visam garantir a segurança da população. O projeto técnico inclui a abertura de uma escada que hoje se encontra fechada na área da Manutenção. “Essa escada precisa ficar aberta, ela é rota de fuga e o projeto técnico já foi aprovado no corpo de bombeiros, porque a população do prédio precisa dela”, explica a arquiteta Daniela Florencio. Com a ativação desse espaço, toda a área próxima à escada se tornará um centro de convivência com mesas, cadeiras e sofás.

Neste pavimento, também serão instalados bicicletários, sanitários e vestiários acessíveis.

Parte do espaço de convivência do prédio de Ciências Sociais.
Parte do espaço de convivência do prédio de Ciências Sociais (Imagem: Superintendência do Espaço Físico da USP)

O início da licitação da obra de construção do Bloco Didático ficou previsto para o dia 18 de dezembro. De acordo com a equipe da SEF, a previsão do tempo total para entrega do prédio é de 20 meses, considerando o período de licitação, alinhamento com a empresa parceira e início da construção.

Para mais imagens desse projeto, veja a apresentação da SEF realizada na 429º Sessão Ordinária da Congregação.

Outros projetos

Além da construção do novo bloco e a reforma em andamento no prédio de Administração, a SEF tem discutido projetos de reformas que envolvem outros edifícios da FFLCH. Visando, principalmente, a acessibilidade e a prevenção e combate a incêndio, o edifício de Letras, de História e Geografia e a Biblioteca estão sendo analisados para garantir o desenvolvimento correto dos projetos, de acordo com suas urgências.